Saiba como atualizar a antena parabólica e ter o sinal digital em sua TV

Kits com equipamentos são distribuídos gratuitamente para famílias beneficiárias de programas sociais federais e cadastrados no CadÚnico

Antena parabólica (Foto: TvClube)

O sinal analógico de TV aberta recebido pelas antenas parabólicas antigas foi desligado no Brasil, no início do ano de 2024. A mudança ocorre por conta da interferência causada pelo sinal da internet 5G, que opera com frequência próxima à do antigo sinal.

Com isso, muitos telespectadores têm tido dificuldades para assistir programas da televisão brasileira. A dona de casa Maria, é um desses exemplos, ela contou à TV Clube que está impossibilitada de ver as programações que acompanha, pois seu equipamento não capta o sinal digital.

“Eu gosto de assistir o jornal, as notícias, a missa e ver o padre falar. É muito importante. Ai tenho que ficar sem assistir, sem ouvir a voz do padre, a missa. Eu espero que volta para a gente assistir. Eu fico assim, parada, caçando: ‘meu Deus, o que foi? queria tanto assistir, saber como é que está as coisas no mundo, assistir um jornal, um repórter, uma coisa”, diz.

Até o fim do ano de 2023, para assistir à TV aberta local, os moradores recebiam o sinal analógico em casa, no entanto, ele foi desligado para receber dar prioridade ao digital, que tem som e imagem melhores, conforme o diretor de relações institucionais e de projetos especiais da Rede Globo, André Dias.

Diretor André Dias (Foto: TvClube)

“A TV digital tem melhor som, melhor imagem, ela é segura de graça hoje e de graça sempre. Por que eu digo que é de graça, hoje, e de graça sempre? Porque quando você instala a TV digital, quando você faz a troca dos equipamentos necessários, você não terá nenhuma surpresa na sua caixa de correios. Não ocorrerá nenhuma hipótese de cobrança. A única coisa é que se tiver que trocar seu televisor, tiver que comprar uma antena, tiver que comprar um cabo, tiver que comprar uma caixa conversora, é um custo que a pessoa terá”, pondera.

Aparelhos fabricados a partir do ano de 2010 já são equipadas com um conversor, dispositivo responsável pela transformação do sinal analógico em digital. Diante disso, os moradores de municípios interioranos devem atentar-se quanto à existência de torre de transmissão digital nas cidades em que residem.

Já no caso de fabricações antes desse período, o conversor deverá ser adquirido. Além disso, o usuário vai precisar de uma antena modelo Ultra High Frequency (UHF), termo em inglês que significa Frequência Ultra-Alta. O material deve ser instalado em um ponto alto, em direção à torre de transmissão.

Beneficiários de programas sociais

Nos casos em que as regiões não possuem torre digital, é necessário a aquisição de uma antena parabólica. Beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, receberão o dispositivo e a instalação gratuitamente.

Para saber se você pode ter acesso ao benefício, basta entrar em contato pelo número 0800 729 2404. Se a antena parabólica do usuário não estiver funcionando, André Dias explicou que o aparelho não será instalado na residência.

Leia mais: Diretor da Rede Globo explica desligamento do sinal analógico e como ter acesso ao digital

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar