Antenados: conheça os benefícios da antena parabólica digital

Novo sinal promete mais qualidade de som e imagens; saiba como atualizar equipamento

Antena parabólica (Foto: TVClube)

O sinal analógico das antenas parabólicas foi desligado em todos os estados do Brasil, por atuar na mesma frequência da internet 5G, o que causava interferências na qualidade do som e imagem, no momento em que telespectadores se entretinham. O desligamento ocorreu no mês de janeiro de 2024.

A mudança para a nova parabólica digital trouxe diversos benefícios aos que gostam de sentar no sofá de casa e acompanhar o programa predileto. Além da melhora sonora e visual, os telespectadores não passam por saia justa com interrupções de sinal.

Veja os benefícios do sinal digital

  • A nova parabólica digital utiliza uma tecnologia mais moderna, ofertando novos canais, programações regionais e melhor qualidade de som e imagens
  • Os canais têm números fixos para cada um e a identificação de novos canais é mais facilitada através da sintonização
  • O receptor é menos vulneráveis à desconfiguração
  • Não há necessidade de escolha de ordem de exibição de canais
  • Interrupção: mesmo com ventanias e temporais, o sinal digital não sofre com interrupção. O que deve ser levado em consideração é a fixação do equipamento

A secretária escolar, Tereza de Jesus, conta que estava passando por esse problema, não conseguia acompanhar à TV, pois o equipamento que tinha não recebia a frequência das torres de transmissão, após a mudança para o novo sinal. “Funcionava normal, né, quando era parabólica. Aí depois foi perdendo os canais, né, cada dia que ia se passando, ia desaparecendo, até que ficou sem sinal”, relata.

Ela juntamente com a mãe, Maria Aldeniza, recorreram ao Governo Federal, solicitando a troca do novo equipamento. As duas receberam o kit de instalação e a nova experiência foi sem comparações.

Teresa e Maria (Foto: TVClube)

“Melhor. Sem comparação. Não tem defeito. É ótimo, é ótimo. É limpa (a imagem) e o melhor de tudo é que você vai assistir dia e noite e não paga. Não é? Isso é o melhor de tudo. Reunir a família em casa, todo mundo, quem chega, e quem não chega. Todo mundo que chega tem a televisão para assistir”, diz a aposentada Maria Aldeniza.

Siga Antenado

Beneficiários de programas sociais inscritos no CadÚnico que não tem torre digital nas regiões onde residem e utilizam a antena parabólica convencional tem direito ao kit cedido pelo Governo Federal e à instalação gratuita. Por meio do número 0800 729 2404, pode ser consultado o direito ao benefício.

Roberto Oliveira, consultor de políticas públicas, pondera que é importante que as famílias cadastradas tenham os dados atualizados para serem beneficiadas com o Siga Antenado, atentado-se também se a região em que residem tem torre digital.

“As famílias de baixa renda, que estão inscritas no Cadastro Único, ou aquelas de baixa renda e ainda não fizeram o Cadastro Único, elas têm que ter esse Cadastro Único atualizado. Então é importante estar atualizado para que ela possa estar sendo facilmente identificada pelo programa de ampliação do Sinal Digital”, pondera.

Leia mais: saiba como atualizar a antena parabólica e ter o sinal digital em sua TV

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar