Dia D: Sesapi e Seduc realizam ação de combate à dengue em Teresina

As ações acontecem devido ao aumento de casos registrado na última semana

Mobilização de combate à dengue foi realizada no CET José Pereira da Silva, localizado no Parque Brasil II, em Teresina – Foto: Governo do Piauí

Rayfran Junior*
malubarreto@tvclube.com

Uma mobilização pelo Dia D Nacional de Combate à Dengue, aconteceu no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) José Pereira da Silva, localizado no Parque Brasil II, em Teresina, nesta sexta-feira (01). O objetivo é combater o aumento dos casos de dengue no estado. A ação foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e a Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Alunos e professores do CETI José Pereira da Silva puderam assistir o vídeo da campanha nacional “Brasil Unido contra a Dengue”, com profissionais explicando as estratégias que devem ser adotadas por professores e alunos no combate aos focos do mosquito. Além disso, um laboratório móvel foi utilizado para demonstração do ciclo biológico do Aedes aegypti.

O dia D é celebrado oficialmente no dia 2 de março, e na cidade de Miguel Alves haverá um mutirão de limpezas nas ruas do Centro. Além disso, serão realizadas orientações para prevenção do mosquito aos profissionais de saúde e pacientes do Hospital Pedro Vasconcelos.

As ações acontecerão devido os dados do Boletim Epidemiológico da 8ª semana, que registrou 1.216 notificações da doença nas oito primeiras semanas do ano, representando um aumento de 33% na incidência dos casos prováveis em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, a dengue é uma doença evitável e é importante a integração entre escola, saúde e comunidade no combate ao mosquito.

“Devemos manter diariamente os cuidados para a prevenção da doença e o trabalho articulado com as demais secretarias. Isso é fundamental, uma vez que crianças e adolescentes são fundamentais para disseminar essas informações em casa e na comunidade”.

No evento, foram distribuídos uniformes educativos para os participantes e uma oficina com materiais recicláveis foi montada mostrando os locais que o mosquito se prolifera.

“Com o apoio da população e da comunidade escolar, vamos somar forças para o combate ao mosquito”, destacou o presidente da FMS, Ítalo Costa.

Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar