
Os eleitores da cidade de Gilbués (PI) foram às urnas, no domingo (3), para eleger os novos vereadores do município. A eleição suplementar foi definida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), em 2023, após a cassação de cinco parlamentares eleitos em 2020.
A eleição iniciou às 8h e finalizou às 17h. Foram computados 5.769 votos válidos, 128 votos nulos e 60 em branco. O mandato dos novos vereadores finaliza no dia 31 de dezembro de 2024.
Lista dos vereadores eleitos:
- Ubirajara Veleda (PL) 732 votos
- Jordan Irajá (PP) 679 votos
- Júnior (PP) 640 votos
- Júnior da Boa Vista (PP) 636 votos
- Anderson Ribeiro (PP) 576 votos
- Dimas Rosa (PP) 468 votos
- Joia da Marmelada (MDB) 364 votos
- Henrique Guerra (PP) 353 votos
- Railvan (MDB) 251 votos
Cota de gênero
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou todos os votos recebidos por candidatos do Partido Progressistas (PP) ao cargo de vereador e cassou os cinco parlamentares eleitos pela legenda, incluindo o presidente da Câmara Municipal, por fraude à cota de gênero mediante o lançamento de candidaturas femininas fictícias nas Eleições 2020.
Na ocasião, o Colegiado comprovou que Ana Vitória Pereira Xavier, Lacy Verônica Fernandes Figueredo e Vilma Pêssego Vogado foram registradas como candidatas fictícias em 2020, com o intuito de burlar a legislação eleitoral.
A medida resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos para o cargo na cidade, correspondendo a 52% do total da Câmara de Vereadores, integrada por nove parlamentares.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
