Vacina contra o HPV está disponível nas unidades de saúde Teresina; confira horários

A ação é realizada pelo Dia Mundial de Conscientização sobre o HPV (Papiloma Vírus Humano). Jovens de 9 a 14 anos devem se vacinar

Vacina contra o HPV está disponível nas unidades de saúde de Teresina – Foto: Getty Images

Rayfran Junior*
malubarreto@tvclube.com

A vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) está sendo ofertada nesta segunda-feira (4) nas Unidades de Saúde Básica (UBS) da cidade e no Teresina Shopping.

A ação faz parte do dia mundial de conscientização sobre o vírus (4 de março), que além de provocar verrugas genitais, também está associado ao câncer de colo de útero. A iniciativa é realizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A vacina é fornecida para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Para ter acesso, os jovens devem se dirigir até uma UBS das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já no Teresina Shopping, o funcionamento do posto de vacinação é das 13h às 19h.

Segundo a coordenadora de vacinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Emanuelle Dias, a vacina é administrada em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.

Além disso, a vacina também está sendo ofertada para pessoas de 9 a 45 anos que tenham condições clínicas especiais, como:

  • HIV/Aids,
  • Transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea,
  • Pacientes oncológicos (com a doença em atividade ou até a alta médica,
  • Pacientes imunossuprimidos por drogas ou em tratamento com drogas imunossupressoras
  • Vítimas de violência sexual que nunca tenham recebido a vacina ou que estejam com o esquema vacinal incompleto.

“Vacinar-se contra o HPV é a medida mais eficaz de se prevenir contra a infecção. Por isso, pedimos que crianças e adolescentes na faixa etária da vacinação mantenham suas cadernetas atualizadas”, diz Emanuelle Dias.

Vale ressaltar que a infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas, podendo levar até 20 anos para a manifestação de qualquer tipo de sintomas. Os sinais são mais frequentes em gestantes e pessoas que tenham a imunidade baixa.

Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar