São tantas as situações e interpretações que até “dicionários de sonhos” surgem em profusão. Sonhar com cobra estaria relacionado à fidelidade aos seus amigos, como também às traições, paixões passageiras ou até mesmo à inveja. Sonhar com cachorro significa, normalmente, bom presságio, por ser um símbolo de lealdade.
Sonhar com água pode expressar diferentes significados que dependem de como a água aparece no seu sonho – água cristalina e calma pode expressar um momento de harmonia, águas turvas sinalizariam desafios a serem superados. Beber água “em sonho”, prenunciaria felicidades no amor e sonhar com água de cachoeira indicaria melhora considerável na vida financeira.
A capacidade de sonhar não é um atributo exclusivo dos humanos. Michel Jouvet, em 1960, observou, durante a fase REM do sono em gatos, a presença de comportamentos onírico, evidências estas que se estenderam posteriormente a mamíferos e aves.
Recentemente, algumas pesquisas tentam demonstrar que os sonhos seriam simplesmente um processo de “autodepuração do cérebro”, para limpar a memória de coisas inúteis.
Freud, o Pai da Psicanálise, em seu livro “A interpretação dos sonhos” (1990), enfatizou que “o sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”, “revelando nossos mais profundos desejos reprimidos que estão no inconsciente”.
De fato, todos os sonhos fazem sentido, ou seja, todos querem dizer algo sobre o que acontece na personalidade de cada um e na sociedade em que vivemos. A questão é como traduzir esta linguagem.
Diante do exposto preciso lembrar que todos nós sonhamos independente de não termos lembrança do conteúdo. E mais, se acordar e lembrar do sonho, possivelmente você estava em sono REM, uma das fases do sono, aquela que te restaura.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar