
Rayfran Junior*
MaluBarreto@tvclube.com.br
A Casa das Mulheres de Teresina foi inaugurada nesta sexta-feira (8) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O local, é voltado para o acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi).
O espaço será aberto 24 horas por dia e fornecerá apoio psicossocial humanizado para mulheres que sofreram algum tipo de violência. A Casa também vai garantir a proteção integral dessas vítimas, além de promover uma autonomia econômica para as mulheres.
Em entrevista à Rede Clube, a secretária municipal da mulher, Karla Berger, fala sobre o aumento de casos de feminicídio no estado e como é essencial realizar a denúncia.
“Eu também fui vítima de violência na minha adolescência, e na minha época, não existiam políticas públicas que forneciam essa rede de apoio às mulheres como a Casa da Mulher Brasileira vai fornecer. Os casos de feminicídios aumentam a cada dia, e é muito importante ter esse local para impedir que mais vítimas sejam feitas”.
No espaço, serão fornecidos alguns serviços como: Delegacia Especializada, Juizado e Vara Especializada, Atendimento Psicossocial, Brinquedoteca, Promotoria Especializada, Defensoria Especializada, Central de Transportes, Alojamento de Passagem e Emprego e Renda.
Os atendimentos estão disponíveis 24h por dia, incluindo os feriados e fins de semana, para incentivar as vítimas a romperem o ciclo de violência. Além disso, será implantada um plano de autonomia econômica, por meio de programas que englobam educação financeira, qualificação profissional e facilitação da inserção no mercado de trabalho.
A Casa da Mulher Brasileira de Teresina pode ser acessada pela Rua Roraima, 2563, no bairro Aeroporto, e pela Rua Dezenove de Novembro, no bairro Primavera, na zona Norte da capital.
Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!