Pelo menos 10 famílias deixaram as suas residências na zona rural de Caridade do Piauí após as fortes chuvas na região na quarta-feira (13). Devido às chuvas, a barragem de Caridade chegou a transbordar e atingir algumas casas. Outras residências foram alagadas pela cheia nos riachos.
O engenheiro civil Samuel Geovane, que presta serviços para a prefeitura, desapareceu no rio durante processo de vistoria na região. A barragem de Caridade, segundo o secretário municipal de Defesa Civil, fica, praticamente, dentro da zona urbana.
“Ontem, teve mais de uma hora de chuva. Choveu bastante. Foi uma grande cheia no rio e em vários riachos de localidades rurais, aumentou bastante a quantidade de água da Barragem da Ingazeira e da Barragem de Caridade”, disse o secretário, lembrando que em 2024 a cheia na barragem Ingazeira provocou desabamento de residências.
Segundo o secretário, o prefeito Toinho da Caridade mobilizou todas as secretarias para prestar apoio aos moradores, principalmente os que estão em áreas consideradas de risco próximo da barragem Caridade.
“Imediatamente após a chuva, a Defesa Civil alertou a população sobre a cheia que estava cobrindo. Ainda ontem à noite, cerca de 10 famílias deixaram suas residências. A prefeitura disponibilizou caminhões e escolas. A água começou a entrar em várias casas, chegou a entrar a água da barragem. E essas pessoas foram alojadas aqui no colégio, mas graças a Deus o nível da água já está bem baixo, está bem controlado”.

RIACHOS, PONTES E ESTRADAS
O secretário comentou que algumas casas foram alagadas por estarem próximas de riachos. “Teve uma quebra de um pequeno açude, na localidade de Carnaubal” e a água chegou às residências, disse.
“A gente advertiu todas essas pessoas que procurassem um local seguro. E assim, no momento, graças a Deus, a água já abaixou, abaixou bastante, mas só que ficaram estragos”.
Entre os pontos de maior preocupação está uma ponte que fica na Barragem da Ingazeira. A Defesa Civil avalia “isolar 100% da área”.
“No momento só está passando as ambulâncias, mas abriu uma cratera. A gente está com medo de piorar. Para Curral Novo, até o momento, acho que está intransitável por conta da barragem de Caridade. Mas já abaixou muito, muito o nível da água”, acrescentou.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!