O diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Felipe Eulálio, disse que a estrutura da barragem Nova Algodões, em Cocal (PI), terá parâmetro de engenharia internacional. A obra deve ser licitada ainda em 2024 e tem o valor estimado em R$ 240 milhões.
O rompimento da barragem de Algodões, em 2009, resultou na morte de nove pessoas e deixou centenas de desabrigados. Desde então, o Governo do Estado planeja a construção de uma nova parede de contenção no município.
Segundo Felipe Eulálio, em entrevista à rádio Clube News, a nova estrutura será feita de concreto, garantindo maior resistência à força da água.
“É um projeto novo. É um projeto baseado 100% nos melhores parâmetros de engenharia internacional. É uma barragem de concreto, que vai ter uma estrutura mais sólida e que vai suportar uma quantidade maior de água”, destacou.
Inspeções
O Idepi implementou um protocolo de fiscalizações nas 15 barragens de responsabilidade do órgão no estado. Serão quatro vistorias anuais para verificar a estrutura dos locais de contenção e avaliar possíveis necessidades de reparo.
Felipe Eulálio ratificou a segurança das barragens do Piauí. “Nessas vistorias, nós já elencamos algumas necessidades de reparos pontuais, que não são riscos para as barragens, mas que precisam ser feitas para a manutenção dessas estruturas. Fizemos a licitação e agora estamos dando a ordem de serviço para começar esses reparos nas barragens do Piauí”.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar