
Mais de 40 pessoas foram intimadas a depor pelo uso de celulares roubados na cidade de Floriano, a 240 km de Teresina, no Piauí. A ação foi realizada entre os dias 21 e 22 de março.
O delegado Matheus Zanatta, da Superintendência de Operações Integradas (SOI), explica que o município foi escolhido para interiorização do Projeto de Recuperação de Celulares. O objetivo da ação é o combate e repressão aos crimes de roubo e furto de celulares. Somente em Teresina, já foram realizadas 5.895 intimações, com 3.500 celulares recuperados.
Conforme Zannata, ainda no ano de 2023, a operação resultou na redução desses tipos de crimes. Os dados apontam êxito na capital, e em cidades do interior do estado. “Apenas no ano de 2023, obteve êxito na redução de 37% dos crimes de roubo na capital Teresina, e em 31% no interior do estado”, explica.
No total, durante o período, 42 pessoas foram intimadas, evoluindo para 26 boletins de ocorrência, com apreensões de aparelhos celulares. Dos casos, 24 foram registrados na DEPATRI de Floriano, um na cidade de Valença e mais um na cidade de Alto Longá. Os aparelhos apreendidos terão instauração do procedimento policial e, posteriormente, serão restituídos aos proprietários.
O trabalho foi realizado pela Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, com apoio Delegacia Especializada em Crimes contra o Patrimônio (DEPATRI) de Floriano e a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil.