12 de julho de 2025

Presas de Picos participam de curso e aprendem a fazer ovos de chocolate

Andressa Lopes

Publicado em 23/03/2024 20:00

Compartilhe:

 

Presas de Picos participam de curso e aprendem a fazer ovos de chocolate/ Foto: TV Clube

Em Picos, no Sul do Piauí, as internas do sistema prisional, participaram de um curso de produção de ovos de chocolate e embalagens e buscam a ressocialização das internas e a inserção no mercado de trabalho, além de oferecer o benefício da redução da pena. O projeto“ Páscoa que Liberta” é uma iniciativa da Secretaria de Justiça do Piauí(Sejus-PI).

Segundo o levantamento da Sejus, cerca de 40% dos crimes praticados por mulheres tem relação com o tráfico de drogas, e após serem presas, muitas perdem o apoio dos parceiros e parentes, o que dificulta o processo de ressocialização. Para quem sonha em reconquistar a liberdade, o conhecimento é um caminho seguro que pode gerar novas oportunidades para uma vida digna.

“Elas estão sendo ensinadas a produzir ovo de páscoa, e juntamente com a produção, estão também aprendendo a fazer as embalagens, então é um produto que já vai sair pronto, tanto o ovo de páscoa, quanto a embalagem. Quando a gente oferta uma possibilidade de estudo, como trabalho, nós estamos tentando facilitar que elas tenham uma mudança de vida quando saírem daqui” frisou a gerente da Penitenciária Feminina de Picos, Karinne Barros.

Ana(nome fictício), uma das detentas que realizou o curso, contou que vê a oficina como uma oportunidade não só de aprendizagem, mas também como um incentivo de não voltar novamente para a prisão, e futuramente investir em um negócio próprio.

“É um curso maravilhoso, a gente aprende para quando a gente sair daqui, a gente trabalhar para a gente mesmo, colocar o próprio negócio, ser independente, para a gente não voltar para esse lugar novamente” disse.

 

Leia também: