A Fundação Municipal de Saúde (FMS) inicia, na segunda-feira (25), as Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Influenza (gripe) e Campanha de Vacinação nas escolas.
Segundo a FMS, as ações acontecem, simultaneamente, em salas de vacina de Teresina, e buscam ampliar as coberturas vacinais, além de reduzir os casos de doenças imunopreveníveis na capital.
“A vacinação contra a gripe vai contemplar um total de 324.155 pessoas pertencentes a diversos públicos prioritários”, destaca a FMS.
Nos grupos prioritários da campanha da gripe estão:
– Crianças de seis meses a menores de seis anos;
– Gestantes e puérperas;
– Idosos com 60 anos e mais;
– Trabalhadores da saúde;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Pessoas com comorbidades;
– Professores:
– Povos indígenas:
– Forças Armadas, Forças de Segurança e Salvamento;
– Caminhoneiros;
– Pessoas em situação de rua;
– Trabalhadores do Transporte Coletivo e Sistema Portuário;
– Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Vacinação nas escolas em Teresina
A FMS esclarece que a “estratégia de vacinação nas escolas será uma articulação entre Saúde e Educação, por meio do Programa Saúde na Escola”.
“O público alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos, com abordagens voltadas para os ensinos infantil, fundamental e médio”, explica.
Conforme a FMS, “a estratégia irá envolver todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, visando resgatar todas as doses do esquema vacinal que estiverem faltando”.
“Essa ação visa contribuir para a melhoria das coberturas vacinais, em especial para as vacinas tríplice viral, penta, poliomielite inativada (VIP) e oral (VOP), HPV, meningocócica ACWY e febre amarela”, diz Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS.
Piauí recebe 444 mil doses de vacina contra a influenza
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) confirmou que o estado do Piauí recebeu, do Ministério da Saúde, 444 mil doses de vacina contra a influenza para início da campanha de vacinação contra a gripe, na segunda-feira (25).
“O objetivo do Programa Nacional de Imunização é que a campanha atinja 90% de cobertura vacinal. No Piauí, a expectativa é que 1,2 milhão de pessoas sejam imunizadas”.
Barbara Pinheiro, coordenadora de Imunização da Sesapi, acrescenta que o Ministério da Saúde já tem a previsão do envio de mais doses ao Piauí para dar continuidade à campanha.
“À medida que o ministério for encaminhando mais doses da vacina, outros grupos serão incluídos nas etapas de vacinação, mas o mais importante é pedir que todos procurem as vacinas assim que disponíveis, garantindo uma cobertura vacinal que atinja as metas estabelecidas”, disse a coordenadora.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar