12 de julho de 2025

Semana Santa: veja dicas de como escolher o melhor tipo de bacalhau

Mayrla Torres

Repórter
Publicado em 27/03/2024 11:00

Compartilhe:

Bacalhau (Foto: Arquivo Pessoal)

A tradição de comer no período da Semana Santa fez com que o bacalhau se tornasse um dos elementos mais tradicionais que compõem a refeição da Páscoa. Mas, por ser um produto importado, a má escolha da peça pode trazer consequências indesejadas ao consumidor.

A tecnóloga em alimentos Márcia Dantas dá dicas para comprar o bacalhau perfeito para consumo, como ficar atento às lojas e aos supermercados, além de observar a aparência do peixe.

“Quando o consumidor for escolher o bacalhau, tem que prestar atenção no produto mais amarelado, puxando para o amarelo-palha. Ficar atento se o bacalhau tem coloração esverdeada, rosa ou tem pontos pretos; essas cores são um indício de má conservação do produto”, explica.

A tecnóloga destaca que o bacalhau seco tem cerca de adição de 10% de sal, sendo um alimento rico em sódio e que precisa ser dessalgado. “Para pessoas hipertensas ou que têm problemas cardiovasculares, a melhor opção seria a compra do bacalhau dessalgado, pois tem em torno de 2% a 3% de sódio e se torna muito mais saudável”, conta.

Bacalhau (Foto: Arquivo Pessoal)

Qual tipo de bacalhau?

Há quatro tipos de peixe com que é feito o bacalhau: o Saithe, o Zarbo, o Ling e o Cod, subdividido nas categorias macrocephalus e gadus morhua. Vamos explicar sobre cada um e sua melhor utilização.

Cod

Cod gadus morhua: esse peixe é considerado o bacalhau mais nobre devido a sua alimentação, já que é encontrado nas profundezas do oceano. É a espécie que possui as postas altas, largas e com uma coloração palha e uniforme quando salgado e seco. É conhecido como tradicional bacalhau do Porto e mais consumido no Brasil.

Cod gadus macrocephalus: as diferenças desse peixe com relação ao gadus morhua estão na coloração, levemente mais branca.

Saithe

Possui um sabor mais forte e uma coloração mais amarela. É o tipo ideal para o preparo de bolinhos, ensopados e saladas, pois, quando cozido, desfia com facilidade.

Zarbo

É o menor, com a textura mais firme e mais claro. Recomendado para o preparo de caldos, pirões e bolinhos.

Ling

É o tipo mais fino e mais comprido de bacalhau. A carne branca é ideal para grelhados porque resiste mais sem se desfazer.

Leia também: