Via Sacra: qual a origem e importância para os católicos?

A Via-Sacra consiste em percorrer mentalmente ou fisicamente o caminho que Jesus percorreu carregando a cruz até o local da crucificação, explica padre.

Via Sacra/ Foto: Pascom (picm_tn)

A tradição da Via-Sacra, ou Via Crucis é uma parte essencial na Quaresma, principalmente durante a Semana Santa, onde os fiéis católicos rememoram a crucificação e morte de Jesus Cristo, por meio de uma encenação, que mostra desde a condenação de Jesus à morte por Pôncio Pilatos (o governante da província romana da Judéia), até o sepultamento do Messias.

A origem da Via-Sacra remonta ao século IV, quando os cristãos peregrinavam para Jerusalém e percorriam o trajeto da Paixão de Cristo. A partir do século XVII, essa prática se popularizou em todo o mundo, segundo explicou o padre Jardel Moreira, vigário da Paróquia Santíssima Trindade, no bairro Primavera, zona Norte de Teresina.

De acordo com o sacerdote, A Via-Sacra é um caminho sagrado que nos permite refletir sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo, e constitui uma das maiores devoções da Igreja.

 

Padre Jardel Moreira (Foto: reprodução/ Instagram/ Paróquia Santa Teresinha)

“A Via-Sacra consiste em percorrer mentalmente ou fisicamente o caminho que Jesus percorreu carregando a cruz até o local da crucificação. A Via-Sacra mostra-nos um Deus que partilha pessoalmente os sofrimentos dos homens, cujo amor não se mantém impassível nem distante, mas desce ao nosso meio até à morte na cruz. A Igreja ilustra para sinalizar a nossa adesão à vida de Jesus” disse o padre Jardel Moreira.

 

O que são as 14 estações da cruz?

 

 

Via Sacra/ Foto: Pascom(picm_tn)

Durante a Via-Sacra, ocorre a passagem de 14 estações, que se referem ao caminho que Jesus percorreu, localizado atualmente na cidade de Jerusalém, em Israel. Neste percurso, Jesus passa por 14 pontos, que são considerados sagrado pelos católicos.

Na representação da Paixão de Cristo, os fiéis encenam esses momentos importantes. Conforme o padre Jardel Moreira, AS 14 estações são representadas como a série de eventos abaixo:

⁃           PRIMEIRA ESTAÇÃO: JESUS É CONDENADO À MORTE

⁃           SEGUNDA ESTAÇÃO: JESUS LEVA A CRUZ

⁃           TERCEIRA ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ

⁃           QUARTA ESTAÇÃO: ENCONTRO DE JESUS COM SUA MÃE

⁃           QUINTA ESTAÇÃO: JESUS RECEBE A AJUDA DE SIMÃO CIRENEU

⁃           SÉTIMA ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ

⁃           OITAVA ESTAÇÃO: JESUS CONSOLA AS MULHERES DE JERUSALÉM

⁃           NONA ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ

⁃           DÉCIMA ESTAÇÃO: JESUS É DESPIDO DE SUAS VESTES

⁃           DÉCIMA PRIMEIRA ESTAÇÃO: JESUS É PREGADO NA CRUZ

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar