Atualizada às 13h50
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou a quarta morte por dengue no Piauí. A confirmação foi divulgada por volta das 13h50 desta sexta-feira (5).
A vítima é Juliene Santos, que morreu com suspeita de dengue, na noite de quarta-feira (3), em Bom Jesus. Ela foi diagnosticada com a doença na semana anterior e lutou contra complicações crescentes nos últimos dias.
Recém-formada em engenharia florestal pela Universidade Federal do Piauí, Juliene deixa um filho de 4 anos. Se confirmada, esta será a quarta morte por dengue em 2024, no Piauí.
A terceira morte por dengue também foi confirmada nesta sexta-feira (5). A vítima é uma mulher da cidade de Manoel Emídio.
As duas primeiras mortes foram registradas nas cidades de Bom Jesus no mês de março.
PRIMEIROS CASOS
O prefeito da cidade, Dr. Keppler Miranda, informou o município intensificou as ações dos agentes de endemias para orientar a população.
SINTOMAS
Com o período de chuvas no Piauí chega a sazonalidade das arboviroses, que são doenças virais infecciosas transmitidas por insetos, principalmente pelo Aedes aegypti. As mais comuns na nossa região são: dengue, zika e chikungunya.
Apesar de semelhantes, o médico pediatra, Daniel Brunno, ressalta que essas arboviroses apresentam algumas diferenças em seus sintomas.“Elas se caracterizam por serem doenças febris, febre moderada a alta, dor no corpo, mal-estar, pode haver dor de cabeça, dor atrás dos olhos, surgimento de manchinhas no corpo e sintomas articulares”, explicou o médico
Dengue
– Febre alta e prolongada
– Dor de cabeça
– Dor atrás dos olhos
– Dor moderada nas articulações
– Manchas e coceira no final dos sintomas
Zika
– Febre baixa
– Coceira em fase inicial dos sintomas
– Manchas vermelhas no início dos sintomas
– Dor leve nas articulações
Chikungunya
– Febre intensa e mais curta
– Dor intensa nas articulações
– Manchas vermelhas
– Coceira
– Olhos avermelhados
TRATAMENTO
O tratamento das doenças é sintomático. “Muita hidratação, uso de antitérmico, controle da dor e coceira. Nas situações de maior intensidade ou maior duração do quadro, é necessário procurar a urgência para uma avaliação mais detalhada com exames para acompanhar a evolução da doença”, ressalta o médico.
PREVENÇÃO
Para prevenção a recomendação principal é o controle dos insetos. “Como já bastante difundido, o importante é controlar a proliferação do mosquito, evitar água parada, usar repelente e fazer a proteção individual e ambiental”, pontua.
NOTA DA SESAPI
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informa que foram confirmadas quatro mortes por dengue no estado, sendo três em Bom Jesus e uma em Manoel Emídio.
O óbito que estava em investigação no município de Bom Jesus, uma mulher de 31 anos, foi registrado no sistema oficial SINAN ONLINE no início da tarde desta sexta-feira, dia 5.
LEIA MAIS
Piauí e mais seis estados têm tendência de queda nos casos de dengue
Grávidas devem redobrar os cuidados para prevenção da dengue
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: Sesapi