
Duas adolescentes ficaram feridas após caírem de um ônibus em movimento da rede municipal de ensino de Teresina. Maria Eduarda, de 13 anos, bateu a cabeça no chão e teve um coágulo devido ao impacto, além de arranhões.
Eduarda ficou hospitalizada, recebendo alta neste sábado (6). Já a outra adolescente, Lara Cristina, de 14 anos, teve ferimentos leves e foi liberada do hospital no mesmo dia, após receber atendimento de urgência.
O acidente aconteceu na última quinta-feira (4), no conjunto Bosque Sul, quando o veículo que transportava os alunos realizou uma curva, na BR-316. A porta abriu, fazendo com que as meninas caíssem no asfalto.
As estudantes denunciaram à TV Clube que, no momento do acidente, muitos alunos estavam em pé dentro do veículo devido à lotação. As jovens disseram ainda que a porta estaria, supostamente, amarrada com um tipo de corda.
A empresa GSN Transportes, responsável pelo ônibus, afirmou que “os veículos da empresa são constantemente vistoriados pela equipe de mecânica” e que o acidente teria acontecido após os estudantes praticarem uma “brincadeira” dentro do veículo em movimento. Leia a nota completa no final da matéria.
O chefe da Divisão de Transportes da Secretaria Municipal da Educação (SEMEC), Jonas Silva dos Santos, informou que o ônibus apresentava um problema em uma das portas, mas não soube precisar desde quando, alegando que na última vistoria os veículos estavam em situação regular, conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Segundo ele, a diretora e a monitora informaram sobre o problema na porta, e que os alunos estavam brincando de bola dentro do ônibus, o que teria levado a se aproximarem do acesso. Conforme Jonas, tanto a Secretaria quanto a empresa estão prestando assistência às estudantes e acompanhando seu estado de saúde.
Confira a nota de esclarecimento da empresa GSN TRANSPORTES:
A empresa GSN TRANSPORTES LTDA, lamenta profundamente o acidente ocorrido, na última quinta – feira (04/04/2024), com duas adolescentes da Rede Municipal de Ensino de Teresina, e enfatiza que tomou todas as medidas para a pronta recuperação das crianças. Os veículos da empresa, são constantemente vistoriados pela equipe de mecânica, e quando solicitado, são enviados para análise profissional, tendo todos os veículos, licença e autorização mediante vistoria do DETRAN-PI. Os fatos do mencionado dia, ainda estão sendo apurados, quanto a conduta de quem tinha o dever de resguardar a condição física das crianças, onde em não coibir uma brincadeira de bola das crianças, dentro do veículo, causa do fatídico ocorrido, onde as crianças ao pressionarem a porta no ato da brincadeira, terminaram ocasionado a abertura desta. O veículo da rota, já havia sido substituído a pelo menos 20 (vinte) dias, por ocasião de solicitação anterior, já o veículo do citado dia, estava em plenas condições de uso, mas infelizmente, as portas não são feitas para suportar volume de pressão. Deste modo, a empresa reitera os cuidados para com os envolvidos, que não estão correndo riscos, está tomando as medidas cabíveis contra quem tinha o dever de resguardar a integridade física dos conduzidos, esclarece que estará juntamente com a SEMEC procurando os esclarecimentos devidos, e enaltecendo também, que já estava sendo tomando medidas para instalações de câmeras para monitoramento, que auxiliara a prestação de serviço.