Os moradores do povoado Boa Nova, que fica a 37 km da cidade de Palmeirais (PI), denunciam as constantes quedas de energia provocadas, segundo eles, pelas más instalações de rede elétrica na região.
Edinaldo Batista, de 67 anos, que vive na comunidade desde que nasceu, contou ao Portal ClubeNews que os moradores chegaram a passar de três a cinco dias sem energia. “Já queimou eletrodomésticos; teve prejuízo da comida estragar porque não tem geladeira para conservar”.
“Geralmente, os moradores se reúnem para tentar consertar com as próprias mãos para não ficarem sem energia, mas, quando o problema é mais grave, só a equipe (da Equatorial) resolve e demora muito, principalmente, quando é final de semana”, disse o morador.
Segundo os moradores, a instalação do povoado foi feita há 25 anos e possui 10km de extensão. Por ser um longo caminho de fiação em região de mata, a rede sofre interferências por árvores, vento e chuva que causam as quedas de energia frequentes.
“Já se passaram 25 anos desde a instalação; por ser antiga, facilita a quebra e danificação dos fios puxados. Nosso desejo é que a rede fosse mudada para ser ‘puxada’ pelos Morros, comunidade vizinha, que diminui a distância da rede em apenas 1.500m”, disse Edinaldo.
Outro lado
Em nota, a Equatorial Piauí informou que vai enviar uma equipe a partir de amanhã, quinta-feira (11), para realizar a inspeção técnica na rede elétrica do povoado Boa Nova, no município de Palmeirais. Após a identificação dos pontos de melhoria, as ações necessárias serão programadas e realizadas posteriormente.