
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou, na manhã desta quinta-feira (11), mais um óbito por dengue no Piauí. A vítima tinha 77 anos e era natural de Bom Jesus. Esta é a quinta morte em decorrência da doença.
A idosa estava internada em Teresina, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella. Das cinco mortes por dengue, quatro foram em Bom Jesus e uma em Manoel Emídio.
A Sesapi informou que “continua em monitoramento constante das arboviroses no estado devido ao aumento crescente de casos, apoiando nas ações de mobilização de combate ao (mosquiyo) Aedes”, diz nota da Sesapi.
PRIMEIROS CASOS
A terceira morte foi uma mulher da cidade de Manoel Emídio. A confirmação foi no dia 5 de abril de 2024.
A quarta morte por dengue no Piauí foi confirmada no dia 5 de abril de 2024. A vítima é Juliene Santos, também moradora de Bom Jesus.
SINTOMAS
Com o período de chuvas no Piauí chega a sazonalidade das arboviroses, que são doenças virais infecciosas transmitidas por insetos, principalmente pelo Aedes aegypti. As mais comuns na nossa região são: dengue, zika e chikungunya.
Apesar de semelhantes, o médico pediatra, Daniel Brunno, ressalta que essas arboviroses apresentam algumas diferenças em seus sintomas.“Elas se caracterizam por serem doenças febris, febre moderada a alta, dor no corpo, mal-estar, pode haver dor de cabeça, dor atrás dos olhos, surgimento de manchinhas no corpo e sintomas articulares”, explicou o médico
Dengue
– Febre alta e prolongada
– Dor de cabeça
– Dor atrás dos olhos
– Dor moderada nas articulações
– Manchas e coceira no final dos sintomas
Zika
– Febre baixa
– Coceira em fase inicial dos sintomas
– Manchas vermelhas no início dos sintomas
– Dor leve nas articulações
Chikungunya
– Febre intensa e mais curta
– Dor intensa nas articulações
– Manchas vermelhas
– Coceira
– Olhos avermelhados
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar