‘Dia do Beijo’: psicóloga aponta os benefícios para a saúde

Aos beijoqueiros de plantão, o ato afetuoso pode trazer benefícios para a saúde e bem-estar. 

Beijo – Foto: Freepik

O dia do beijo é celebrado, neste sábado (13), um dos maiores gestos de amor, atração e carinho entre os seres humanos. Aos beijoqueiros de plantão, o ato afetuoso pode trazer benefícios para a saúde e bem-estar.

A psicóloga clínica, Sileli Santiago, explica o beijo é uma expressão íntima de afeto e de conexão que pode gerar vários benefícios psicológicos e diminuir o nível de estresse.

“O beijo promove a liberação de neurotransmissores e também hormônios, como a ocitocina, que aumentam os sentimentos de conexão, e de apego. E também endorfinas que geram sensações de prazer e de bem-estar, além de reduzir o nível de ansiedade, proporcionando a regulação emocional”, explicou a psicóloga.

O ato também fortalece os laços emocionais entre os parceiros, promovendo uma intimidade entre os parceiros e melhorando a comunicação não verbal, contribuindo para relacionamentos saudáveis e felizes.

“O beijo é uma poderosa ferramenta psicológica que pode melhorar significativamente o bem-estar emocional e a qualidade dos relacionamentos. É uma forma de expressar carinho, uma forma de expressar desejo também, e que ajuda a estreitar as relações”, disse a psicóloga.

QUÍMICA NO CÉREBRO

Para a neurologista Maria Clara, quando o beijo acontece, um estímulo de euforia e prazer comparado às drogas é liberado no cérebro, despertando o desejo de querer mais.

“A dopamina é um neurotransmissor que pode atingir seu pico durante o beijo. É como se fosse uma droga natural, associada à recompensa, que nos faz sentir uma onda de euforia e prazer”, finalizou a especialista.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar