2 de julho de 2025

Saiba como solicitar ligações de energia para eventos externos

Bruno do Carmo

Publicado em 21/04/2024 11:00

Compartilhe:

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A solicitação de ligação provisória de energia para eventos externos deve ser solicitada com antecedência e realizada com cautela, por uma equipe técnica de concessionária de energia, para que acidentes possam ser evitados. É o que explica o executivo técnico e comercial da Equatorial, Reinaldo Andrade.

À Tv Clube, o especialista esclareceu que esse procedimento deve ser realizado com uma solicitação do cliente, por meio de um alvará emitido pela prefeitura. O pedido deve ser feito com antecedência, em até cinco dias, antes da data do evento.

A demanda é realizada junto à empresa que fornece o serviço e, além do alvará emitido pelo poder executivo municipal, o requerimento deve ser acompanhado de documentos pessoais, para que seja feita uma análise técnica da área onde o evento irá ocorrer.

“O principal ponto é a solicitação da ligação provisória, antecipada em cinco dias úteis. O cliente tem que ir na agência solicitar a ligação, portando os seus documentos pessoais: RG, CPF, CNH; e a licença da prefeitura, para utilização do espaço público. A nossa equipe técnica irá até o local para verificar a necessidade de análise e possa fornecer a energia com qualidade e segurança à toda população”, inicia.

Andrade ressalta que é de extrema importância que as solicitações sejam acompanhadas de um breve levantamento sobre os equipamentos elétricos que serão utilizados. Com isso, será possível determinar a demanda de energia que deve ser injetada, evitando possíveis transtornos com a suspenção da rede.

“É de extrema importância, quando o cliente for na agência solicitar o ponto de luz provisório, que ele reúna a quantidade de equipamentos e a potência de cada um, porque iremos realizar o cálculo da demanda que será injetada na nossa rede e, para que no momento do evento não haja um desligamento e um curto circuito, pois atrapalha o andamento do evento”, discorre.

Ainda de acordo o executivo, a ligação provisória é onde é possível entender a dimensão da quantidade de transformadores necessários para determinada região e, se há precisão de instalar transformadores com a potência maior ou acrescentar mais algum. Por isso, cada ponto de luz deve ser único, pois a concessão para terceiros pode “gerar uma sobrecarga na rede, ocasionando acidentes”, logo é necessário fazer a identificação de barracas utilizando gambiarras, orientar acerca dos riscos e, posteriormente, fazer o desligamento.

Leia também: