
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza, nesta quarta-feira (24), uma audiência pública para discutir o aumento de 25% na tarifa dos ônibus intermunicipais. Os trechos em discussão são Teresina – Altos, Teresina-José de Freitas, Teresina-Campo Maior e Teresina-União.
O deputado estadual, Francisco Lima (PT), em entrevista à TV Clube, reclamou que o reajuste não acompanhou o aumento salarial dos trabalhadores, impactando na renda de quem depende do transporte diário.
A audiência vai debater possíveis saídas para o impasse. As empresas, responsáveis pela exploração do serviço, alegam que o percentual atende às perdas relacionadas às restrições econômicas provocadas pela pandemia da Covid-19.
“Tivemos, nesse intervalo, a pandemia e essa é uma das reclamações de quem transporta. Por outro lado, os trabalhadores que se deslocam diariamente, estudantes e outras pessoas em tratamento de saúde, tiveram o reajuste dos seus proventos na mesma proporção? Isso que a gente quer compreender”, destacou.
Segundo o deputado, a Secretaria de Transportes baixou uma portaria e concedeu um reajuste em duas parcelas aos empresários do ramo: uma em fevereiro e outra prevista para junho. “Há insatisfações de todos os lados”, disse o parlamentar.
A reunião acontece às 9h30, na Alepi, e vai contar com representantes da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Piauí (Agrespi), Setrans. Empresários e usuários.