O mercado de celular roubado

-

Nos últimos meses, a imprensa tem noticiado diversas ações contra o roubo de celular. As medidas conhecidas mais recentes são o aplicativo celular seguro do governo federal e o protocolo de recuperação de celular roubado do governo do Piauí. O aplicativo celular seguro realiza o bloqueio do celular roubado, após o alerta. Já são mais de 1,9 milhão de cadastros e foram registrados cerca de 39,7 mil alertas.

Já o protocolo de recuperação de celular roubado do governo do Piauí localiza o aparelho e intima o seu portador a entregá-lo. Esse protocolo já superou 4 mil aparelhos recuperados. Embora esses números sejam relevantes, o número que realmente importa é o da redução de célula roubado.

O roubo de celular é um problema sério e costuma estar associado a muitos outros crimes, como latrocínio, tráfico de drogas e receptação de produtos roubados. Em 2022, foram registradas cerca de 1 milhão de ocorrências de roubo e furto de celular e esse número pode ser ainda maior, já que muitas pessoas não registram essas ocorrências. Esse número elevado de roubo de celular ocorre porque há um grande mercado para celular roubado.

O celular é um produto muito atraente para o mercado de produtos roubados. Isso ocorre poque esse aparelho é fácil de tirar das mãos dos seus proprietários e de esconder, as pessoas costumam levar consigo, possui elevado valor, é muito desejado pelas pessoas e de venda fácil. Em geral, os ladrões de celular não o roubam para uso próprio, mas para vende-los.

E precisam fazer isso rapidamente, para evitar o flagrante. O celular roubado é vendido livremente nas ruas e muitos são comercializados em lojas legitimas, o que torna o trabalho policial difícil. Por outro lado, os compradores de celular roubado preferem não fazer perguntas diante de descontos atraentes. Embora eles próprios possam ter sido vítimas de roubo de celular, eles consideram esse mercado como um valioso serviço que disponibiliza aparelhos celulares a preços de pechincha. Em todo caso, participar desse mercado é crime.

Essas medidas precisam ser amplamente divulgadas pela imprensa, especialmente aquelas relacionadas a recuperação e bloqueio de celulares, pois elas irão diminuir o interesse das pessoas em adquirir aparelhos no mercado de celular roubado. Parece que o governo do Piauí está no caminho certo, pois o protocolo adotado já conseguiu reduzir o roubo de celular em 44%, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

 

Romel Pinheiro, professor UEMA

Romel Pinheiro é professor de Administração da UEMA campus Timon

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar