
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (26).
O período também é destinado aos participantes ausentes nos dois dias de prova no Enem 2023, que conseguiram a isenção na edição passada e pretendem pedir novamente na edição de 2024. A justificativa de ausência na edição passada do exame deve ser feita até o fim desta sexta-feira. O processo deve ser realizado através da Página do Participante, na internet.
Quem tem direito
A dispensa é reservada para o estudante matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública; que fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; e tem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Os estudantes que ainda não estão finalizando o ensino médio em 2024, mas que desejam fazer a prova como treineiros e têm o registro no CadÚnico, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem, pois se encaixam no critério de renda.
O resultado da solicitação deve ser divulgado no dia 13 de maio. A divulgação de recurso poderá ser realizada entre os dias 13 a 17 de maio, por meio de uma justificativa. Os candidatos devem conferir a análise no dia 24 de maio.
O Inep alerta que, mesmo que o candidato tenha aprovado o pedido de isenção de taxa, ou da justificativa de ausência, isso não quer dizer que a participação dele no Enem 2024 está garantida. Para participar do exame neste ano, os interessados devem fazer a inscrição, posteriormente, na Página do Participante.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!