Após a decisão da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) em fechar o Bar da Thays, localizado na zona Leste de Teresina, o secretário Chico Lucas, anunciou nesta sexta-feira(3) que o local será transformado em um centro de convivência para os jovens da capital.
De acordo com Chico Lucas, a interdição e desapropriação fazem parte das estratégias de combate ao crime organizado adotadas no Piauí, que preveem a repressão e a prevenção ao tráfico de drogas e outros crimes.
“Nós percebemos que a juventude precisa de espaços, de oportunidades. Portanto, se o Bar da Thays era um espaço usado para o lazer, mas também para o tráfico de drogas e para a violência, é obrigação do Estado fazer a intervenção para que ele seja requalificado e continue sendo um local para a juventude se divertir, mas sem usar drogas e sem enveredar para o mundo da criminalidade”, frisa o gestor.
Com a desapropriação, a Secretaria de Segurança implantará um Espaço de Convivência para a Juventude, em parceria com outras pastas do Governo.
“Nós vamos fazer outras intervenções dentro dessa estratégia, que já conta com DRACO, o Instituto de Identificação Digital e a Sucid, para que possamos transformar esses espaços em um ambiente de serviços à comunidade e um espaço harmônico de convivência para os jovens”, finaliza Chico Lucas.
O coordenador do Draco, Charles Pessoa, contou que a ação é importante para a sociedade, visto que o local era um ponto de encontro de facção criminosa.
“Com essa ação estamos dando mais um passo nesse processo de combate às facções criminosas, que é justamente focar nesses locais, nesses ambientes festivos que são utilizados para reunir esses membros de facções criminosas, e já estamos monitorando outros locais que funcionam também muito parecido com essa mesma modalidade”, reforça o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa.
Ações de Prevenção
Em 2023, a Secretaria de Segurança Pública criou a Superintendência de Cidadania e Defesa Social – SUCID, com o intuito de promover ações de prevenção ao crime, abordando pautas como a defesa da criança e do adolescente, da mulher, da população LGBTQIAPN+, entre outras.
“Muitas vezes, a nossa juventude é cooptada pelo tráfico e pelo uso abusivo de drogas e até mesmo para a violência e para a criminalidade, por conta da falta de oportunidades saudáveis na área do esporte e do lazer. Então a ideia é nós utilizarmos espaços como este, que está sendo desapropriado, para serem locais de projetos de prevenção às drogas e à violência, voltados em especial para os jovens”, explica coronel Elizete Lima, superintendente da SUCID.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar