Imposta de Renda 2024: declarantes podem receber multa por documentação fora do prazo

Atrasos podem gerar consequências graves, com bloqueio de CPF e restrições de crédito; mais de 43 milhões pessoas devem declarar imposto à Receita Federal.

Imposto de renda (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Declarações do Imposto de Renda 2024 fora do prazo podem gerar consequências graves para os contribuintes, como bloqueio do Cadastro Físico de Pessoas (CPF), multas e restrições de crédito.

Neste ano, mais de 43 milhões pessoas devem declarar imposto à Receita Federal e os declarantes têm até o dia 31 de maio, para concluir suas declarações.

O contador Alexandre Araújo explica que é necessário fazer o procedimento dentro da data, para evitar prejuízos e dor de cabeças. Os atrasos ocasionam na irregularidade do documento e, consequentemente, resultam em restrições.

“O contribuinte passa a ter o CPF bloqueado, então de qualquer forma, quando chegar algum momento para fazer um financiamento, alguma transação bancária, vai estar sempre aquela restrição”, inicia.

O especialista diz que, além dos possíveis transtornos, uma multa pode ser emitida e o valor é de R$ 165,00. A advogada Samantha Ramos é um dos exemplos. Ela declara o imposto há quatro anos e se atrasou uma vez. Desde então, tem se programado para realizar o processo e viu, na prática, os benefícios de cumprir o prazo.

“Quando a gente perde o prazo, acaba gerando a multa, tem que pagar a multa para Receita Federal. (Cumprindo o prazo), caso tenha algum valor a receber de restituição, você consegue receber logo nos primeiros slots, caso esqueça algum documento também, você consegue agir até o local que você precisa pegar o documento e entregar mais rápido também”, diz.

Araújo ressalta a importância de cumprir os prazos, pois “é interessante fazer essa declaração, caso precise retificar, pode acompanhar todas as informações pelo aplicativo da Receita Federal”. Todas as informações podem ser conferidas através do aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar