Uma fazenda em Bom Jesus foi autuada por desmatamento ilegal, no dia 6 de maio, por auditores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), durante a Operação Cerrado Vivo. No local, a equipe identificou uma área de 1.500 hectares de terra completamente devastada.
O secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, contou que o momento exige muita atenção para a área ambiental, e que o Piauí tem se tornado uma referência no combate ao desmatamento.
“Nós já temos a maior área preservada fora do bioma amazônia, e nos já temos também índices significativos de redução do desmatamento no estado. A última parcial do ministério do Meio Ambiente coloca o Piauí como o único estado do MATOPIBA a reduzir o desmatamento” disse.
Ainda conforme o secretário, esta é a decima operação de fiscalização realizada nos cerrados do Piauí, e a Semarh pretende que a operação seja realizada de forma permanente em 2024.
“Apenas nessa operação, nos tivemos 50 imóveis fiscalizados, e cerca de 15 mil hectares em área embargada, que não estavam sob o manto da legalidade ambiental” frisa o secretário.
A Semarh informou que esse monitoramento, é feito via aérea, por meio de satélites que realizam fiscalizações permanentes, e caso seja identificado um hectare com índice de desmatamento, é feito uma análise virtual, e é posteriormente montado a operação em conjunto com a Polícia Civil do Piauí, Secretária de Segurança Pública (SSP) e a Polícia Militar.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!