Paixão de Cristo de Floriano é declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial

A Lei Nº 8.374, de 6 de maio de 2024, foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles

 

Paixão de Cristo em Floriano/ Foto: Aparecida Santana

O espetáculo da Paixão de Cristo, realizado há 29 anos na cidade de Floriano, foi declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do estado do Piauí. A Lei Nº 8.374, de 6 de maio de 2024, é de autoria do deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume e foi sancionada pelo governador do Estado, Rafael Fonteles. Ela também prevê a inclusão da encenação no calendário oficial de eventos do Piauí.

“Recebemos com muita alegria esse importante reconhecimento para a Paixão de Cristo de Floriano. São quase três décadas de dedicação e muito trabalho para a realização desse espetáculo que envolve centenas de pessoas, seja trabalhando diretamente, assistindo ao espetáculo ou movimentando a economia local. Ficamos com o coração muito grato e adiantamos que estamos preparando uma edição histórica para 2025, quando completaremos 30 anos de espetáculo”, afirma o diretor César Crispim.

Em 2024, a Paixão de Cristo de Floriano registrou público recorde: 12 mil pessoas passaram pelo Teatro Cidade Cenográfica nos dois dias de evento. A edição desse ano reuniu ainda mais de 350 pessoas em cena, incluindo o elenco convidado composto por Ana Lúcia Torre (Maria), Thiago Rodrigues (Jesus), Totia Meireles (Herodias), Sérgio Marone (Pilatos), Zezeh Barbosa (Madalena) e Jefferson Mendes (Herodes).

A Paixão de Cristo de Floriano é realizada pelo Grupo Escalet desde 1996, atraindo espectadores de todas as regiões, famílias, jovens e crianças, consolidando-se como um dos maiores eventos de cunho cultural e religioso do estado do Piauí e do Brasil. O evento se tornou tão grandioso, ao longo dos anos, que foi construído um teatro especialmente para ser o palco da Paixão. O Teatro Cidade Cenográfica hoje conta com 45 mil metros quadrados, com cenários monumentais naturais e construídos, além de toda estrutura necessária para receber 5 mil espectadores por apresentação.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: Governo do Estado


∴ Compartilhar