A perda de prazer ou interesse em atividades do cotidiano pode estar relacionada à anedonia, sintoma ainda desconhecido por boa parte da população brasileira, que configura perda de satisfação em tarefas desenvolvidas no dia-a-dia.
Em entrevista à TV Clube, o médico psiquiatra Vicente Gomes explicou que o indicativo pode acarretar o desprazer de hábitos mais variados possíveis, entre eles até o de comer, de degustar os alimentos.
“Aquela pessoa que, de repente, tinha um prazer em ir para um local, passear, encontrar com seus amigos, dançar, até comer, saborear um alimento, praticar uma atividade física, que começa a perder aquele prazer”, inicia.
O especialista avalia que o processo se dá mediante uma evolução clínica, manifestando-se, por exemplo, em decorrências de doenças como o câncer, parkinson, mas é comum em quadros depressivos.
“É um processo, é uma evolução. Anedonia é um sintoma, não é uma doença, e ela pode sim estar presente em várias condições, inclusive em condições clínicas, como câncer, doença de Parkinson, mas muito frequentemente associada a quadros depressivos, a quadro psiquiátricos”, diz.
Apesar da recorrência em quadros de desordem psiquiátrica, Gomes relata que a anedonia pode ou não se manifestar em casos de depressão. “Vai depender de outros fatores desse período, porém a partir de duas semanas, a pessoa deve ficar atenta a outros sinais e procurar uma ajuda”, pondera.
Além dessa condição, o desprazer pode ser ocasionado pelo uso de substâncias químicas, bem como traumas que causam anomalia cerebral. As drogas lícitas ou ilícitas são um dos exemplos.
“Pode acontecer em situações isoladas. Por exemplo, a pessoa que faz uso de uma substância química, até uma droga ilícita também. A pessoa que passa por algum trauma, que passa por alguma decepção grande”, destaca.
O médico psiquiátrica discorre que as situações devem ser observadas pelos pacientes e o tratamento será desenvolvido a partir de cada particularidade.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar