Exposição excessiva nas redes sociais pode facilitar golpes, explica delegado

O delegado de repreensão os crimes de informática, Alisson Mâcedo, alerta que uma exposição exagerada nas redes sociais serve como munição para criminosos.

Exposição excessiva nas redes sociais pode ser um risco – Foto: TV CLUBE

Você tem o costume de postar tudo nas redes sociais? Se sim, saiba que essa exposição excessiva pode te deixar vulnerável a crimes virtuais. Foi o que aconteceu com a digital influencer, Shênia Magalhães, que possui quase meio milhão de seguidores no Instagram, e foi vítima dessa prática.

“Eu sofri ameaça, já mandaram fotos do meu filho saindo da escola, descobriram meu endereço. Vários absurdos que tive que ir na delegacia registrar boletim de ocorrência. Cheguei a tirar todas as minhas fotos do feed e eu tinha mais de três mil fotos”, contou a modelo.

Delegado de repreensão a crimes de informática, Alisson Mâcedo – Foto: TV CLUBE

O delegado de repreensão a crimes de informática, Alisson Mâcedo, alerta que uma exposição exagerada nas redes sociais serve como munição para criminosos, que chegam às vítimas com mais facilidade a partir das informações compartilhadas. A estratégia é chamada de “engenharia social do golpe”.

“É aconselhado que você poste sempre informações passadas e não futuras: de onde você vai estar ou onde estar no momento. Porque pode gerar algum tipo de risco. Muitos dos crimes virtuais leva em conta informações publicadas nas redes sociais para chegar as vítimas”, explicou o delegado.

Exposição excessiva nas redes sociais pode ser um risco – Foto: TV CLUBE

COMO POSSO ME PROTEGER?

A advogada de Direito Digital, Clarissa Araújo, conta que não é sobre deixar as redes sociais para sempre e sim exercer uma postura mais cuidadosa para evitar cair em golpes, como: desconfiar de ofertas boas de mais ou promessas de ganhos fáceis.

– Manter dispositivos atualizados para ter correções de segurança no aparelho;

– Evitar clicar em links enviados por mensagem de texto (SMS);

– Usar senhas fortes;

– Autentificar contas de redes socais em dois fatores;

– Entender a política de privacidade dos aplicativos;


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar