
Os vereadores de Teresina aprovaram, nesta terça-feira (21), as contas da Prefeitura Municipal referentes aos exercícios financeiros dos anos de 2014, 2016 e 2018. O período contempla a época no qual Firmino Filho era o prefeito da capital.
As propostas foram apresentadas pela Comissão de Finanças da Câmara de Teresina por meio de Decreto Legislativo. As matérias contêm o parecer técnico favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).
Em entrevista ao Portal ClubeNews, o vereador Dudu Borges (PT) criticou a morosidade de 10 anos no processo de análise e votação das contas. O parlamentar se absteve da votação referente ao exercício financeiro da Prefeitura de Teresina no ano de 2016.
“Houve divergências nos pareceres e foi retificado pelo plenário. Quando chega aqui 10 anos depois, faltando os anos de 2013 e 2015, deixa a gente preocupado. Uma conta que só vai ser aprovada, verdadeiramente, 10 anos depois, perde muito tempo para você estar rediscutindo algum reparo caso haja necessidade”, pontuou.
O presidente da Comissão de Finanças da Câmara, Alan Brandão (PRD), explicou que a demora no início da tramitação do processo foi porque os parlamentares aguardavam o parecer do TCE-PI.
“Geralmente, essas contas têm um prazo dentro do Tribunal. São vários municípios. O Tribunal de Contas tem avançado no seu poder de análise através de suas equipes técnicas, e nós respeitamos. Chegando à Casa, colocamos no trâmite oficial interno”, explicou.
Firmino Filho faleceu no dia 6 de abril de 2021,segundo a assessoria do ex-prefeito, ele teria caído do 14º andar do prédio do Tribunal de Contas da União (TCU), na Zona Leste da capital, onde era servidor de carreira.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
