
Uma mãe doou o próprio rim para o seu filho de 32 anos. A cirurgia interviva, quando os dois doadores estão vivos, aconteceu na quinta-feira (23), no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina (PI).
O paciente de 32 anos recebeu um dos rins da mãe, após uma espera de 10 anos. Apesar da compatibilidade para a realização do transplante, a doadora não podia passar pelo procedimento devido à obesidade.
Por causa da obesidade, a mãe do paciente precisou passar por um rigoroso tratamento para que o transplantes pudesse acontecer. Após tratamento, a cirurgia aconteceu dentro da normalidade e os pacientes passa bem.
Um familiar, que prefere não se identificar, relatou que a mãe passou por uma cirurgia bariátrica para chegar ao peso ideal.
“(Ela) reduziu 70 quilos para equilibrar todas as taxas para poder ser a doadora. Foi muito difícil, mas deu certo”, disse o familiar.
O TRANSPLANTE
O cirurgião Luciano Couto contou que o transplante entre mãe e filho transcorreu bem. “Nós retiramos o rim direito e implantamos no receptor. Graças a Deus, foi um transplante bem-sucedido. Temos conseguido, a cada dia, beneficiar um número maior de pacientes”, explicou o médico.
A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, disse que o hospital está ampliando as ações em relação aos transplantes.
“Somente este ano, já conseguimos realizar 11 transplantes, sendo 10 de doadores cadáveres e um intervivo. Também implementamos uma Unidade de Transplante com equipe exclusiva no próprio HGV para facilitar o acesso pré e pós-procedimentos”, explicou a gestora.
A cirurgia foi realizada por uma equipe composta pelos cirurgiões Luciano Couto, Antônio Reginaldo, Renato Duarte e Layse Tavares e pelos anestesistas Marcos Vinicius e Raquel Teixeira. Além da equipe de enfermagem composta por Ronaldo José, Helson James e as técnicas Márcia Gomes, Teresa Odílio, Jecilene Araújo e Jozelia Alves.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar