
Plínio Valente Ramos Neto tomou posse como novo procurador-geral do Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI). A solenidade aconteceu no plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), na quinta-feira (23).
Ele substituirá o até então procurador-geral, Márcio Vasconcelos. Plínio Valente foi indicado por unanimidade pelo Colégio de Procuradores e nomeado pelo governador do Estado, Rafael Fonteles (PT-PI), para um mandato de dois anos, que se inicia partir de 1º de junho de 2024 e encerra em 31 de maio de 2026.
É a segunda vez que o Plínio assume a chefia do órgão ministerial. Durante seu discurso de posse, o procurador empossado destacou o estímulo por informações digitais e excessos que, em certo ponto, desloca a sociedade da realidade.
“Os órgãos de controle ganham extrema relevância, pois são depositados de informações que nenhum outro órgão possui. São macroinformações que atestam a saúde ou não do Estado e dos municípios. Outra qualidade do conhecimento geral dos órgãos de controle nas áreas estratégicas de educação, saúde, segurança e meio ambiente, além de outras, é que são capazes de servir de fonte segura para pesquisadores, gestores e sociedade”, pontuou.
O Ministério Público de Contas é um órgão permanente, que tem como funções a defesa, fiscalização e controle externo contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial do Piauí.