Adolescente de 13 anos vai integrar Academia Teresinense de Letras

Desde os 11 anos, Israel dedica boa parte de seu tempo à leitura, e já leu 27 títulos diferentes.

 

Adolescente de 13 anos vai integrar Academia Teresinense de Letras
Adolescente de 13 anos vai integrar Academia Teresinense de Letras/ Foto: TV Clube

O adolescente Israel Berg, de 13 anos, foi convidado para integrar a Academia Teresinense de Letras. Ele mora no povoado Conceição, no município de Amarante, a 160 km de Teresina, e apesar de ser muito jovem, o adolescente possui um hábito frequente de leitura, e está escrevendo seu primeiro livro.

Além de Israel, outras duas crianças serão condecoradas na academia, em uma cerimônia no final deste mês, em Teresina. Segundo os organizadores, a fundação da academia visa dar suporte e incentivo à leitura, contemplando jovens que se destacam ou que podem ser motivados a ler mais.

“Nós resolvemos fundar uma academia infanto-juvenil para que nós pudéssemos dar esse suporte, esse incentivo a leitura, pegar esses jovens que estavam distantes da leitura até mesmos jovens que são ativos na leitura, e que a gente pudesse fazer isso de tal forma que pudesse contemplar esse gosto pela leitura” falou Wilson Maldonado, representante da Academia Teresinense de Letras.

Israel Berg/ Foto: TV Clube

Israel estuda em uma escola pública, e contou que a paixão pela leitura começou em uma pequena biblioteca improvisada na sala de sua casa. Ele cresceu observando o pai, Amaury Rocha, um líder religioso e escritor, que se sente orgulhoso do filho.

“Eu pensava que ele estava brincando aqui na sala, mas ele sempre está me observando no meu momento de leitura e de repente ele quando eu saí ele sentava na minha cadeira e começou a pegar um livro. Começou a ler e quando ele terminava de ler um livro ele postava no status com a seguinte frase: terminei mais um, quem lê vai longe” disse o pai.

Desde os 11 anos, Israel dedica boa parte de seu tempo à leitura, e já leu 27 títulos diferentes. Ele compartilha sínteses e discussões sobre as obras na internet, através de um canal que criou para influenciar outros a lerem. Nessa página, publica vídeos com dicas de leitura e curiosidades sobre seu primeiro livro, que aborda o amor de Jesus Cristo.

Para manter o canal atualizado, Israel conta com o apoio da família. Sua irmã mais nova também embarcou na onda da leitura, e sua mãe, a dona de casa Mara Borges, ajuda nas produções e incentiva os projetos do filho.

“Nos bastidores, quando vejo meu filho gravando e lendo com o intuito de transmitir aquela leitura, e percebemos o retorno dos seguidores, isso nos enche de alegria”, relata a mãe.

Israel e Vitória Cristalino/ Foto: TV ClubeO adolescente é uma inspiração para o público da sua idade, a estudante Vitória Cristalino contou como a convivência e amizade de Israel tem influenciado positivamente na sua rotina.

“Depois que conheci o Israel, ele me inspirou muito a ler. Nossa amizade é incrível; ele é um menino dócil e gentil. A gente troca muito sobre leitura, e o canal dele foi uma das minhas grandes inspirações. Ler um livro é algo que te desperta, como ligar um carro; quando você liga, ele já parte”, declara Vitória.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar