
Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br
Cerca de 80 pessoas se reúnem, há quase 30 anos, para distribuir donativos à população mais carente de Teresina. Neste ano de 2024, o grupo arrecadou 527 cestas básicas, com a ajuda e solidariedade dos fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na zona Leste da capital.
Além da assistência ao próximo, o elo que os mantêm unidos é a devoção por Nossa Senhora. A juíza Thania Bastos, membro do grupo, explicou que a veneração por Maria surgiu quando ainda era criança, sobre as pernas da tia-avó, que rezava a oração do terço.
Mesmo com a responsabilidade governamental no combate às desigualdades, Thania Bastos também reforçou a necessidade de empenho da sociedade civil na assistência à população mais carente por meio de doações e a prestação de serviços básicos.
“Todo cristão não pode desassociar a oração da assistência. Isso é básico. Madre Teresa de Calcutá diz que as mãos que trabalham e que ajudam talvez sejam mais santas que os lábios que oram. A nossa oração, sem a caridade, é uma fé morta. Tiago já dizia isso na sua epístola. Por quê? Quando Deus fala ‘amar ao próximo como a ti mesmo’, é exatamente sobre isso”, assegurou.

O trabalho voluntário do grupo se intensifica no mês de Maio, período dedicado à devoção mariana. Mais que alimentos e utensílios básicos, os fiéis distribuem solidariedade e esperança. “Será que as pessoas estão nas ruas porque elas querem? Nós temos que ter um olhar para isso. As políticas do Governo não retiram a nossa responsabilidade”.
Compromisso de fé
A cor azul faz parte do vestuário da juíza Thania Bastos há cerca de 20 anos, em alusão à tonalidade do manto usado nas imagens de Nossa Senhora, como é retratado pela Igreja Católica. Durante as sessões no Tribunal, a magistrada afirma ter a companhia da Maria como fiel intercessora.
“Nas audiências, eu sempre digo ‘nós vamos entrar com Maria junto’. É essa a vivência com Maria. Têm muitas contestações sobre nós, católicos, sobre Maria. A gente não adora Maria. A gente adora o Senhor Jesus. Maria é nosso exemplo, porque ela foi discípula por excelência, e nós a honramos porque Deus a honrou primeiro”, afirmou.

LEIA TAMBÉM
“O mês de maio significa entrega e doação”, afirma coordenadora da Legião de Maria
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!