Dengue: mortes no Piauí representam quase o triplo do total registrado em 2023

Em 2024, estado teve 11 óbitos em decorrência da doença; quatro casos estão sob investigação

As mortes por dengue no Piauí, em 2024, já representam o triplo do total registrado em 2023. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).

No total, o estado registrou 11 óbitos neste ano, quase o triplo de ocorrências comparado ao ano passado, no qual quatro mortes foram confirmadas. O maior número de fatalidades ocorreu na cidade de Bom Jesus, cinco no total; em seguida estão a capital Teresina, com 02 casos; Baixa Grande do Ribeiro, Esperantina, João Costa e Manoel Emídio, cada um com um caso.

Outro dado alarmante, é o crescimento no número de casos confirmados. Em 2023, no ano inteiro, o Piauí teve 5.552. Este ano, apenas no primeiro semestre, já são 6.467.

Na última semana, integrantes do Comitê de Operações Emergenciais (COE) reuniram-se para acordar ações e diretrizes de vigilância e prevenção, controle e acompanhamento das medidas desenvolvidas no estado.

Em Teresina, a maior incidência acontece na zona Leste da Capital. O bairro Satélite é um dos mais afetados, segundo a SAAD Leste. A lista também inclui o Vale Quem Tem, Itararé, Verde Lar, Santa Maria, Mocambinho, Samapi, Piçarreira e o Centro.

Tarcísio Queiroz, gerente executivo da SAAD Leste, explica que é realizado uma fiscalização e há um crescente número de denúncia relacionados aos terrenos que necessitam de limpeza, o que possibilita a proliferação do mosquito aedes aegypti. Os proprietários, segundo o órgão, estão sendo identificados e notificados.

Tarcísio Queiroz (Foto: TVClube)

“Desde do começo do ano, nós viemos traçando um plano estratégico devido ao crescente número de denúncia desses terrenos na zona leste. Nós estamos fazendo um levantamento, identificando os proprietários, notificando e dando um prazo para que seja identificado. Nós queremos conscientizar os proprietários para que os terrenos sejam limpos”, diz.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar