Governo vai implantar perícias médicas virtual por junta médica

O serviço busca otimizar o processo de realização de perícias, proporcionando maior acessibilidade, eficiência e redução de custos

 

Governo vai implantar perícias médicas virtual por junta médica/ Foto: Governo do Piauí

Governo do Estado do Piauí vai iniciar, a partir desta quarta-feira (5), a implantação do serviço de Perícia de Junta Médica por videoconferência nos polos do interior do estado. A primeira cidade a receber o novo serviço será Parnaíba, onde ocorrerá a cerimônia de inauguração às 13h, no Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi), localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas,  nº 799.

A Perícia de Junta Médica, que atualmente é realizada exclusivamente de forma presencial em Teresina, passa a ser disponibilizada também para servidores residentes no interior do estado. Essa iniciativa visa otimizar o processo de realização das perícias, proporcionando maior acessibilidade, eficiência e redução de custos.

A diretora do Ciaspi, Aline Melo, explicou a motivação por trás do projeto. “Como as perícias são feitas apenas em Teresina, há dificuldade muitas vezes de locomoção desse servidor, que pode estar com a saúde fragilizada. Foi por conta dessas demandas que resolvemos investir nesse projeto de usar a telemedicina, que já é respaldada por lei”, afirmou Aline Melo.

A diretora destacou ainda que a implementação do serviço por videoconferência é uma resposta à crescente demanda por perícia médica nas cidades do interior do estado, oferecendo uma alternativa viável para aqueles que residem em municípios afastados da capital.

“A escolha de Parnaíba como projeto-piloto visa avaliar a viabilidade do modelo em uma cidade estratégica, considerando variáveis como infraestrutura tecnológica, demanda por perícias e potenciais desafios logísticos. A ideia é levar o serviço para todo o estado”, concluiu a diretora.

O serviço será acessível por meio de agendamento, que deve ser realizado pelo órgão de origem do servidor, através do sistema Portal da Perícia (sisprev.pi.gov.br/pericia), na aba “agendar perícia”.

Para agendar a perícia em Parnaíba, deve-se selecionar a opção de Junta Médica por videoconferência. No dia da perícia, o servidor deve comparecer ao local com documentos pessoais e o atestado médico original. Na modalidade de videoconferência, um médico estará presente fisicamente com o servidor, enquanto dois outros médicos participarão remotamente através de transmissão por vídeo.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar