Câmara aprova projeto que suspende a circulação de veículos com tração animal em Teresina

Projeto de lei é de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas

Carroceiros (Foto: Isabela Leal/g1)

Mayrla Torres e Marcos Teixeira/TV Clube
mayrlatorres@tvclube.com.br

A Câmara Municipal de Teresina (CMT) aprovou, nesta terça-feira (04), o projeto de lei da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos) que suspende a circulação de veículos com tração animal na capital piauiense.

O projeto de lei propõe a substituição gradativa de cavalos e burros por outros meios, como os “cavalos de lata” que são veículos semelhantes a motocicletas.

Estavam presentes 25 vereadores. Desses, 22 votaram a favor e três contra. O projeto estabelece um prazo de seis meses para entrar em vigor.

Após entrar em vigor, a Prefeitura de Teresina terá mais seis meses para cadastrar os carroceiros e iniciar um processo para que eles possam também mudar de profissão.

A vereadora confirmou que nenhum carroceiro ficará desempregado. Ninguém passará fome, é só para acabar com o sofrimento dos animais porque não é justo. Esses animais poderão ir para o centro de equoterapia”.

“A prefeitura (de Teresina) vai ter que qualificar essas pessoas; quem quiser ser carroceiro, ele só vai ter que usar o ‘cavalo de lata’. Quem não tiver a carteira de habilitação, tem a bicicleta com motor que ajuda”, acrescentou a vereadora.

A presidente da Associação de Carroceiros, Tina Lima, relata que tem esperança do prefeito, Dr. Pessoa, não sancionar o projeto. Ela cita que muitos carroceiros não têm qualificação o suficiente para mudar a área de trabalho.

“A única coisa que muitos sabem é trabalhar de carroça. Eles não maltratam (os animais). A população de Teresina necessita desse serviço. A população de Teresina vai ficar sem esse serviço? Tenho esperança do prefeito não fazer isso com a gente”, desabafou Tina Lima.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar