O mês de junho é marcado pela campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue, contudo, menos de 2% da população brasileira faz a doação regularmente. Dados do Ministério da Saúde revelam que, a cada 10 internações, pelo menos um paciente precisará de uma transfusão, o que evidencia a preocupação dos profissionais de saúde com a baixa de estoque.
Em Teresina, o hemocentro do Hospital São Marcos enfrenta desafios diários devido à baixa procura para doação, com estoques suficientes apenas para abastecer o próprio hospital.
“As pessoas se importam muito se um membro da família está precisando, e queremos mostrar que você pode doar sem olhar a quem. Contribuir com a sua saúde para salvar a vida de um paciente, seja ele da sua família ou não, é um ato de grande generosidade”, afirma Naila Barbosa, captadora de doadores do hemocentro.
Para se tornar um doador, é necessário atender a alguns requisitos: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em bom estado de saúde. Essas condições visam garantir a segurança tanto do doador quanto do receptor.
A campanha de conscientização inspira pessoas a se tornarem doadores regulares, como o casal Bruna e Gustavo. Em entrevista, eles compartilharam como a prática de doação se tornou uma parte importante de suas vidas.
“É muito gratificante porque sentimos que salvamos até oito vidas com nossas doações”, disse Bruna.
Ainda conforme o Ministério da Saúde, cada bolsa de sangue pode salvar até 4 pessoas.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar