
Para o estudante Matheus Castelo Branco, não tem essa de comer pouca paçoca, tem que ser muita “porque, senão, não enche o bucho”, comenta sorrido ao dar entrevista à TV Clube, enquanto separa algumas porções, em uma panificadora, ao lado da mãe, Marina Castelo Branco, para levar o produto para casa.
A paçoca de carne de sol é um dos pratos mais apreciados na culinária nordestina. Durante o mês de junho, quando se comemoram as festas juninas, o prato é ainda mais requisitado pelos nordestinos.
“A paçoca de carne de sol é um prato muito típico, tanto faz ser em período junino ou não, de janeiro a janeiro. É uma procura continua, todo dia. Agora (no mês de junho), só aumenta a procura mais ainda”, comenta o gerente de uma panificadora, Raimundo Brito.

O prato tem preparação simples, leva carne, farinha e verduras. No modo de preparo, alguns preferem usar o liquidificar, mas outras pessoas já gostam do jeito tradicional de fazer com um pilão de madeira.
“O movimento de pisar é que vai encorpando os ingredientes de forma saborosa”, defende a empresária Brisa Lira, que ensina uma das formas de fazer o prato.
No caso do pilão, é só bater a cebola, a carne de sol, farinha de mandioca amarela e um temperinho pronto em pó (de sua preferência). Depois, é só montar em um prato com rodelas de banana e cheiro verde para decorar.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!