Jogos de azar são divulgados por perfis falsos em redes sociais; autoridades reforçam cuidados

Promessas de lucros financeiros são principais formas de atração de internautas; golpes são recorrentes.

Golpe virtual – Foto: Divulgação

Mais uma estratégia de divulgação de plataformas de jogos de azar tem “atraído” pessoas na internet. Perfis falsos inundaram as redes sociais na última semana e as autoridades reforçam os cuidados a serem adotados pela população.

As promessas de lucros financeiros são as principais formas de atração de internautas. O delegado Humberto Mácola, da Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática do Piauí (DRCI), explica que os criminosos utilizam essa estratégia como uma isca para os usuários. Elas chegam como um convite, oferta de serviço, links, ligações, dentre outras formas.

Humberto Mácola (Foto: TVClube)

“O criminoso sempre joga uma isca. Ele tenta, através de uma engenharia social, ludibriar a vítima, fazer com que o gatilho emocional da vítima seja atingido e ela fique vulnerável. A intenção dele é sempre fazer a abordagem financeira”, inicia.

Conforme o delegado, o poder de ganhar ou perder esses jogos está no algoritmo das plataformas, que são originárias de outros países, não são regulamentadas e não obedecem as leis brasileiras.

“É bom que se diga, ao usuário da internet, que o ganhar e o perder está todo nas mãos da plataforma. É um algoritmo que você não pode confiar. Já temos casos que, quando você atinge um certo valor, a plataforma declara que está inoperante”, fala.

A recomendação é ignorar todas as solicitações que não partindo do usuário, seja de amizade ou oferta de serviço. Ainda segundo Mácola, “existem VPN’s e ferramentas utilizadas por criminosos para, de forma remota, atingir aparelhos, dispositivos. Eles infectam o dispositivo com algum tipo de VPN, de vírus, para remotamente transferirem valores para si”.

Perfis falsos (Foto: reprodução)

Diante disso, é necessário redobrar a atenção em combate às investidas. Ademais, relatar os crimes ao DRCI. As denúncias podem ser feitas presencialmente, na sede da delegacia localizada R. Prof. James Azevedo, nº 101, Santa Isabel, zona Leste de Teresina; ou de forma remota, no site gov.br.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar