
O Monumento de Iemanjá, localizado na avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina, ganhará a instalação de câmeras de segurança. A medida foi tomada na tarde desta terça-feira (11) pelo Secretário de Segurança, Chico Lucas, após uma reunião com a comitiva dos Povos de Terreiros do Piauí.
No último sábado (08), o monumento foi alvo de ataque de vandalismo, e o aquário que protegia a escultura foi quebrado. A Secretaria de Segurança Pública abriu uma investigação para os ataques.
No inquérito, casos de racismo religioso em razão da escultura de Iemanjá, também estão sendo abordados. Nas redes sociais, pelo menos 30 perfis foram identificados e 28 pessoas ouvidas até o momento pela Delegacia de Direitos Humanos sobre discurso de ódio contra as religiões de Matriz Afro, na internet.

“Estamos saindo dessa reunião com o secretário Chico Lucas, que nos acolheu, com a nossa angústia amaciada, uma vez que ele se comprometeu em acompanhar as investigações e fazer uma campanha efetiva de enfrentamento a essa intolerância e a punição desses responsáveis, então agradecemos a ele que tem feito um trabalho para que nós, piauienses, nos sintamos mais seguros e desejar a todos o nosso Axé”, disse mãe Ruthneia de Oyá, que participou do encontro.
Chico Lucas informou que será formado um Grupo de Trabalho para criar um Protocolo de Seguranca de combate ao discurso de ódio contra as religiões de Matriz Africana e garantiu a instalação de câmeras de segurança para resguardar o monumento de Iemanjá.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
