
A integração do Rio São Francisco com as bacias dos Rios Piauí e Canindé será discutida durante encontro na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na segunda-feira (8). A intenção é anexar o projeto ao Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) em 2025.
Um estudo de viabilidade técnica do projeto para a integração das bacias é avaliado em R$ 4,7 milhões. Ao todo, deverão ser contemplados 40 municípios do Piauí que sofrem com secas severas na região do semiárido.
Além do abastecimento, a medida também visa a irrigação de lavouras e a criação de animais. Segundo o presidente da Alepi, estarão presentes representantes dos Ministérios da Integração e Planejamento, além da bancada federal do Piauí.
“Nós queremos dialogar com o Governo Federal e queremos, primeiro, fazer um estudo de viabilidade técnica e já tem um compromisso do Ministro da Integração. Depois do estudo, fazer o projeto e incluí-lo no PAC. Assim como foi feito no Ceará, Rio Grande do Norte e na Paraíba, agora nós queremos fazer essa cobrança ao Governo Lula”, afirmou.
A reunião será dividida em três mesas de diálogos. A primeira será composta pelos ex-deputados estaduais Jesus Rodrigues e B. Sá. A segunda será composta pelos prefeitos de Marcolândia e Jacobina. A terceira e última terá a representação do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e dos representantes dos ministérios do Governo Federal.
“É um setor onde nós queremos resolver a finalização do abastecimento por carro-pipa e depois viabilizar, produtivamente, uma região que fica entre dois polos produtores de hortifrútis e granjeiros. Queremos transformar esse local de pobreza em riqueza”, concluiu.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal. 
Confira as últimas notícias: clique aqui! 
 
								 
															 
								