Integração da bacia do Rio São Francisco no Piauí deverá ser incluída no PAC, diz Franzé Silva

Ao todo, deverão ser contemplados 40 municípios do Piauí, que sofrem com secas severas na região do semiárido

Franzé Silva (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

A integração do Rio São Francisco com as bacias dos Rios Piauí e Canindé será discutida durante encontro na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na segunda-feira (8). A intenção é anexar o projeto ao Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) em 2025.

Um estudo de viabilidade técnica do projeto para a integração das bacias é avaliado em R$ 4,7 milhões. Ao todo, deverão ser contemplados 40 municípios do Piauí que sofrem com secas severas na região do semiárido.

Além do abastecimento, a medida também visa a irrigação de lavouras e a criação de animais. Segundo o presidente da Alepi, estarão presentes representantes dos Ministérios da Integração e Planejamento, além da bancada federal do Piauí.

“Nós queremos dialogar com o Governo Federal e queremos, primeiro, fazer um estudo de viabilidade técnica e já tem um compromisso do Ministro da Integração. Depois do estudo, fazer o projeto e incluí-lo no PAC. Assim como foi feito no Ceará, Rio Grande do Norte e na Paraíba, agora nós queremos fazer essa cobrança ao Governo Lula”, afirmou.

A reunião será dividida em três mesas de diálogos. A primeira será composta pelos ex-deputados estaduais Jesus Rodrigues e B. Sá. A segunda será composta pelos prefeitos de Marcolândia e Jacobina. A terceira e última terá a representação do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e dos representantes dos ministérios do Governo Federal.

“É um setor onde nós queremos resolver a finalização do abastecimento por carro-pipa e depois viabilizar, produtivamente, uma região que fica entre dois polos produtores de hortifrútis e granjeiros. Queremos transformar esse local de pobreza em riqueza”, concluiu.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar