2 de novembro de 2025

Desafio "dieta zero açúcar" viraliza e especialistas alertam para cuidados

Publicado em 06/07/2024 11:00

Compartilhe:

Açúcar/ Foto: Reprodução

O desafio da “dieta zero açúcar” viralizou na internet e, nos últimos meses, muitos influenciadores digitais têm apresentado benefícios após  eliminar o açúcar da dieta por 21 dias. Eles mostram o corpo antes e depois, relatando melhorias significativas.

A eliminação do açúcar da dieta pode ajudar a reduzir o risco de condições como a diabete tipo 2, obesidade, doenças cardíacas e caries dentárias, além de promover um estilo de vida mais saudável. No entanto, especialistas alertam a mudança deve ser acompanhada por um profissional.

Dorallyce Braga (Foto: TV Clube)

A estudante Dorallyce Braga contou, em entrevista à TV Clube, que decidiu seguir o desafio de não consumir açúcar por 21 dias e percebeu melhorias no seu corpo.

“Primeiro, senti minha pele mudando, minha disposição melhorou; também adquiri um entendimento mental de que, sim, açúcar é bom, mas é melhor consumi-lo em quantidades moderadas. Na minha família, há muitos casos de diabetes; então, essa mudança foi importante para mim”, afirma a estudante.

Danielle Leite (Foto: TV Clube)

MAIS EXPERIÊNCIAS

A advogada Danielle Leite faz acompanhamento com nutricionista e relatou que conseguiu ficar mais de 40 dias sem consumir o produto, antes da Semana Santa. Ela afirmou que no início enfrentou algumas dificuldades, mas em pouco tempo o seu corpo se adaptou.

“Nos primeiros dias, foi realmente difícil, mas do meio para o final, percebi quão bom isso foi para o meu corpo. Passei a render mais no trabalho, nas atividades físicas e na rotina com meu filho, que exige muita energia. Senti que os benefícios foram inúmeros”, disse.

Influenciadores mostram o antes e depois da dieta/ Foto: Redes sociais

Embora os benefícios sejam tentadores, especialistas destacam que o corpo precisa de açúcar para ser transformado em energia. A nutricionista Luanna Oliveira alerta que o ideal é reduzir o consumo gradualmente, pois esse tipo de dieta pode trazer malefícios a longo prazo.

“Cortar totalmente o açúcar de forma brusca pode não fazer bem. Acredito que dietas extremas podem trazer malefícios a longo prazo. Qualquer tipo de restrição deve ser feita com acompanhamento de um nutricionista, que sabe equilibrar a quantidade de carboidratos essenciais para o corpo”, explica a nutricionista.

Luanna ressalta que, para algumas patologias, não se pode retirar o açúcar totalmente da alimentação. “Algumas fontes de açúcar devem fazer parte do seu dia, e da sua rotina, é muito importante”, finalizou.

Nutricionista Luanna Oliveira (Foto: TV Clube)

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: