23 de outubro de 2025

Ventos matinais reduzem sensação térmica em até 2ºC no Piauí

Repórter
Publicado em 17/07/2024 20:00

Compartilhe:

Clima mais ameno tem sido aliado na prática de atividade física (Foto: TV Clube)

Nos últimos dias o piauiense tem percebido uma mudança no clima, as manhãs estão começando com temperaturas mais baixas. O fenômeno, registrado em todo o estado, ocorre em virtude do inverno no Hemisfério Sul, o que deixa as noites mais longas e as temperaturas matinais mais amenas

A combinação de rajadas de ventos mais intensas e as baixas temperaturas do início do dia são capazes de derrubar a sensação térmica em até 2 °C. Nesse período o município de Corrente, 850 km de Teresina chegou a registrar 12 °C nos termômetros, apesar do aumento da umidade, os índices de chuva não tiveram mudança no estado.

Segundo a meteorologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Sara Cardoso, essa condição climática deve permanecer até a primeira quinzena de agosto.

“Essa velocidade dos ventos potencializa a sensação térmica de baixa temperatura que está sendo observada nas primeiras horas da manhã e na madrugada. Como a temperatura atmosférica está baixa, a sensação térmica vai ficar mais baixa ainda por conta dos ventos. Vamos continuar com esses ventos, temperaturas mais baixas, principalmente no Sul do estado, onde a temperatura deve chegar a 13ºC”.

Sara Cardoso, Meteorologista da Semarh (Foto: TV Clube)

Para a preparadora física, Clara Beatriz, o desempenho dos alunos também é afetado com o clima mais ameno. “Teresina é uma cidade muito quente, quando fica naquele mormaço,  o rendimento da pessoa acaba caindo. Esses dias tá fazendo um friozinho, fica melhor”, explica.

Clara Beatriz, profissional de educação física (Foto: TV Clube)

A médica Monalisa Brito é praticante de atividades físicas e ressalta que o clima mais ameno interferiu na sua rotina de caminhadas. “Geralmente corremos logo às 5 horas da manhã, agora está sendo possível correr um pouquinho mais tarde porque o clima está melhor”, pontuou.

Até domingo (21), a  SEMARH emitiu alerta para rajadas de ventos de até 60 km/h para 192 municípios do Piauí.

Monalisa Brito, médica (Foto: TV Clube)

 


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: