Hospital Universitário realiza 100 consultas para tratar câncer de cabeça e pescoço

Ação ocorre em alusão à Campanha Julho Verde que visa conscientizar a população sobre o câncer de cabeça e pescoço

 

Fachada do Hospital Universitário (Fonte: Assessoria)

O Hospital Universitário (HU-UFPI) vai realizar no dia 26 de julho, das 7h às 13h, a antecipação de 100 consultas para tratamento de câncer de cabeça e pescoço. A ação faz parte da campanha “Julho Verde”, que busca conscientizar a população sobre o tratamento da doença.

Durante a ação estão previstas a realização de 100 consultas, 70 serão destinadas a pacientes que estão na fila de espera e 30 vagas, mediante senha, para demanda espontânea para pacientes que procurarem o serviço com sinais de câncer de cabeça e pescoço. Haverá agendamento de cirurgias e biópsias, quando indicado.

A cirurgiã de cabeça e pescoço e otorrinolaringologista do HU-UFPI/Ebserh, Nathália Cavalcante, pontua alguns comportamentos que podem favorecer a ocorrência desse tipo de câncer. “O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o câncer de boca, laringe e faringe. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também aumenta consideravelmente o risco de desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço”.

Sobre o tratamento, a médica diz que a cirurgia é o tratamento mais eficaz para a doença. “A cirurgia será indicada para cada caso de maneira individualizada, já que vai depender do estágio e localização do tumor e ainda se há ou não presença de metástase”, explica.

Ainda segundo a profissional, o câncer de cabeça e pescoço também pode ser tratado com radioterapia e quimioterapia, antes ou após a cirurgia, podendo ser realizados de forma combinada ou isolada, dependendo de cada quadro.

Os principais sinais e sintomas são aparecimento de nódulo no pescoço, manchas brancas ou avermelhadas na boca, ferida que não cicatriza em duas semanas, dor de garganta que não melhora em 15 dias, dificuldade ou dor para engolir, alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias.

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: Hospital Universitário


∴ Compartilhar