Em comemoração ao dia dos avós, nesta sexta-feira (26), o Portal ClubeNews traz duas histórias emocionantes entre avós e netos que mostram como a relação pode proporcionar momentos especiais.
A convivência de Leonardo Diego com os avós começou na infância, eles participaram de sua formação.
“Eu fui criado pelos meus avós desde muito pequeno, minha mãe engravidou muito nova e precisava concluir os estudos, então eles cuidavam de mim. Nossa relação é como se fosse de pais e filho mesmo, somos muito próximos. Eles me passaram valores de honestidade, confiança, trabalho, nossa convivência é muito especial. Sempre me deram todo o suporte” conta Leonardo.
O estudante Pedro Henrique, perdeu os avós e hoje convive com a saudade. Ao Portal ClubeNews ele fala como essa relação ajudou na sua formação pessoal.
“As conversas, momentos e ensinamentos que meus avós me passaram fizeram eu montar minha personalidade e a pessoa que sou. Minha figura paterna, quando penso nisso, foram e são meus avós. A capacidade de superar ou tentar vencer momentos difíceis, de enfrentar a vida e seguir meu caminho, a força de lutar pela minha família e de ter esse sentimento de ‘não posso parar’ vem deles. Eles tiveram comigo na maior parte da minha vida e dividimos altos e baixos” relatou.
De acordo com a psicóloga, Lucilda Castro, a relação entre avós e netos traz inúmeros benefícios à saúde.
“Os avós e os netos são beneficiados com essa relação. Os netos numa relação saudável com os avós podem experimentar sentimentos de segurança e pertencimento. Para os avós, esta relação com os netos ajuda a lidar melhor com o sentimento se solidão. Também se sentindo amados e aceitos numa relação” explica a psicóloga.
As relações em uma saudável trazem entre os benefícios destacados a melhora na cognição e as boas experiências ajudam na formação de memórias afetivas e fortalecimento nos vínculos.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar