
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) decidiu pela realização de sessões ordinárias na modalidade híbrida, presencial e virtual, de forma simultânea. A medida passou a ser implementada na segunda-feira (5), sessão que marcou o retorno das atividades do Poder Legislativo.
A Mesa Diretora da Alepi se reuniu, nesta quarta-feira (7), para oficializar a alteração no Regimento Interno da Casa. A decisão teve a anuência dos demais parlamentares.
Em entrevista ao Portal ClubeNews, o presidente da Alepi – deputado estadual Franzé Silva (PT) – disse que a modalidade híbrida será adotada enquanto durar as obras de reforma no prédio da Assembleia Legislativa.
“Os membros decidiram que, enquanto os gabinetes estão em reforma, nós vamos permanecer híbridos. Será limitada, por enquanto. Após a entrega dos gabinetes, será definida a quantidade de presenças virtuais e físicas no Plenário”, afirmou.
As intervenções no prédio da Alepi iniciaram após a entrega das reformas do Plenário principal e do Plenarinho. A previsão é que os gabinetes sejam entregues até o início do mês de setembro.
Trabalho das comissões
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Hélio Isaías (PT), disse que a medida também atinge as atividades das comissões técnicas da Alepi. A presença ou não dos deputados nas votações vai depender da relevância de cada matéria em análise.
“Combinamos hoje pela manhã, em uma reunião da Mesa, que tanto no Plenário como nas comissões deve ter a participação dos deputados de forma presencial e virtual. Vamos conversar com os membros da Comissão para vermos a melhor maneira. Tem algumas matérias, naturalmente, que a gente prefere que sejam presenciais”, pontuou.
LEIA TAMBÉM:
Reunião da mesa da Alepi vai definir critérios das sessões híbridas
Alepi retoma atividades com possibilidade de sessões virtuais por causa das Eleições 2024
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!