Reciprocidade em Relacionamentos

Como lidamos com dinâmicas onde parece haver mais doação do que recebimento?

Reciprocidade em relacionamentos (Foto: Freepik)

Compreender o que acontece quando você está totalmente investido em um relacionamento e não recebe reciprocidade. Devemos considerar se a reciprocidade é sempre necessária e como agir quando precisamos de mais.

Muitas vezes ouvimos pessoas falarem sobre como seus avós ou até mesmo seus pais nunca ligam para elas. Eles sempre esperam receber ligações. No entanto, isso pode não ser falta de reciprocidade.

Eles podem considerar um gesto amoroso permitir que liguemos para eles de acordo com nossa disponibilidade, em vez de ligar quando for conveniente para eles. A história por trás da falta de reciprocidade pode ser significativa. Não é sempre uma tentativa de nos magoar; pode ser um modo de consideração.

Se o seu carro quebrar e eu tiver um veículo extra e oferecer que você o use, talvez eu não espere que esse favor seja retribuído. Eu não necessariamente precisarei que você me empreste seu carro no futuro. Além disso, pode ser que eu nunca precise disso.

Às vezes pensamos que, se as coisas não são equilibradas, estamos sendo explorados. No entanto, às vezes permitimos certas situações porque valorizamos o relacionamento. É importante refletir sobre a história que contamos para nós mesmos.

Então, como determinamos se a situação é problemática? Podemos nos perguntar:

– O comportamento que desejo que seja correspondido é algo que vi essa pessoa fazer antes? É uma prática regular para ela?

– Talvez a pessoa que não liga para você simplesmente não seja alguém que faz ligações. Talvez prefira mensagens.

– Você realmente precisa ou deseja que esse comportamento seja retribuído? Por exemplo, se você sempre cozinha para um amigo, já o viu cozinhar? A comida era boa? Ou talvez você realmente deseje que ele contribua com um valor.

– Você já conversou sobre o que deseja ou precisa no relacionamento?

Tenho uma amiga que, há muitos anos, me agradece repetidamente por ligar mais para ela do que ela liga para mim. Isso não me incomoda porque, sempre que conversamos, ela demonstra interesse genuíno. Não estou contabilizando quem faz mais ligações.

Algumas pessoas não são iniciadoras, mas respondem bem quando contatadas. Algumas não são organizadoras de eventos. Tenho uma amiga que nunca me convidou para um evento porque ela não os organiza. Simplesmente não é o que ela faz. Às vezes, o comportamento que esperamos que seja retribuído não é algo que essa pessoa está acostumada a fazer.

Às vezes, as pessoas não sabem o que esperamos delas se não lhes dissermos diretamente.

Você se sente explorado? Você está frequentemente insatisfeito com o relacionamento? Se a falta de reciprocidade está começando a incomodá-lo ativamente, é um sinal de que pode ser um problema.

Se você sente que alguém está se aproveitando de você em um relacionamento, faça menos. Uma vez que esteja ciente de como se sente, você não está mais sendo explorado; está escolhendo voluntariamente fazer coisas das quais poderá reclamar mais tarde. Não há regra rígida sobre como todos os relacionamentos devem ser. Cabe a cada um de nós determinar onde traçar esses limites.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar