
No Piauí, a proporção de 9,4% domicílios não tinham acesso a televisão em 2023. O número representa um salto de 4,9 pontos, em oito anos, quando em 2016, 4,5% das residências piauienses não tinham acesso a TV, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, divulgada nesta sexta-feira (16)
No Brasil, a proporção de domicílios sem televisão saltou de 2,8% em 2016 para 5,7% em 2023. Naquele período, todas as unidades da federação apresentaram aumento na proporção de domicílios que não tinham acesso à televisão, e o estado com o maior indicador de não acesso a tv era Roraima, com 16,2% dos lares, seguido de Tocantins, com 12,6%.
O estado com a menor proporção de domicílios sem televisão nos domicílios era o Rio de Janeiro, com 2,6%. O rendimento médio mensal real domiciliar percapita dos domicílios que não tinham televisão, de R$ 1.149,00, era praticamente a metade do rendimento observado nos domicílios que tinham televisão, que era de R$ 2.262,00.
Piauí é o estado que possui a maior proporção de domicílios com televisão de tubo no país
Em 2016, no Piauí, 55,9% dos domicílios tinham apenas televisão de tubo, indicador que caiu para 18,4% dos lares em 2023. Apesar dessa redução, o estado ainda é o que possui a maior proporção de domicílios com tv de tubo no país, seguido do Rio Grande do Norte, com 13,2%. O estado com o menor indicador de domicílios exclusivamente com televisão de tubo é Santa Catarina, com 2,6%. A média observada no Brasil foi de 7,2% dos lares com televisão de tubo. São informações obtidas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE.
No tocante aos domicílios que tinham apenas televisão de tela fina (LED, LCD ou plasma), o Piauí era o que detinha a menor proporção no país, com 79,9% dos domicílios, abaixo da proporção do Brasil, que era de 90,8%. O estado com o maior indicador era Santa Catarina, com 96,1% dos domicílios exclusivamente com tv de tela fina. No Piauí, 1,7% dos domicílios tinha tanto tv de tela fina como tv de tubo, enquanto no Brasil esse indicador era de 8,4%.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!